Elon Musk viola as regras do X! Magnata lançou um deepfake de Kamala Harris

69 Comentários

Elon Musk, proprietário e diretor-executivo do X, publicou um deepfake da vice-presidente dos EUA Kamala Harris na sua conta da rede social. Trata-se de uma potencial violação das políticas do próprio X relativamente a este tipo de conteúdo.


 

Deepfakes usam IA para criar áudio ou vídeo convincente, embora falso, de pessoas reais. Representam uma ameaça crescente à confiança do público na informação, à propagação de boatos e à integridade eleitoral.

Este incidente reacende as preocupações sobre deepfakes gerados por IA e o seu potencial para espalhar desinformação. Especialmente à medida que a eleição presidencial dos EUA de 2024 se aproxima.

 

Elon Musk quebra regras da sua própria rede social?

O vídeo recria a voz de Kamala Harris, colocando palavras falsas na sua boca. Nele, Harris diz que Biden está senil, que eles são fantoches das profundezas do Estado e que a sua eleição foi sobre diversidade.

Sou uma mulher e uma mulher de cor, por isso, se criticarem alguma coisa que eu diga, são sexistas e racistas.

Acrescenta o vídeo falso.

O vídeo, com imagens do anúncio real da campanha de Harris, foi originalmente publicado como uma paródia, mas Musk partilhou-o sem qualquer aviso. O magnata apenas disse “Isto é incrível”. O vídeo tem, até ao momento, mais de 128 milhões de visualizações, e quase 1 milhão de gostos.

 

X proíbe a partilha de deepfakes

A política de utilização do X proíbe a partilha de material manipulado que possa induzir em erro ou confundir as pessoas e atribui total responsabilidade a quem o divulga. O post de Musk enquadra-se nesta proibição, mas ainda não foi removido ou marcado.

Será porque Musk apoia Donald Trump para as eleições de 2024? Ou porque o X permite “memes e sátiras”, desde que não provoquem confusão?

Só resta saber como será resolvido o problema da utilização da IA para criar vídeos manipulados, mas convincentes em grande escala. Mais cedo ou mais tarde, é provável que haja legislação muito mais rigorosa contra a disseminação desse tipo de material que se faz passar por real.

 

Leia também:

Cuidado, Elon Musk está a usar dados do X para ensinar o Grok! Mas há uma forma de evitar

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Bidão
    João Bidão

    Ela deve de pensar isto e muito mais.
    Muito engraçado o vídeo hehehehe

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      yah está top hehe, o unico erro aqui foi o Musk não ter colocado a referencia “Parodia” como no post original

  2. Avatar de MLopes
    MLopes

    no desespero de fazer voltar à presidência o exemplo acabado do pior da humanidade, vale tudo..enfim…

  3. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    um video que traduz a realidade mas e falso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Avatar de Pedro P.
    Pedro P.

    À uns anos atrás, o escandalo de cambridge analytica ajudou a por Trump no poder.
    Hoje, temos o apoio do Musk que ignora qualquer regra, sentindo-se um ser superior, e tudo passa impune.

    Continua-se a tentar dominar a opinião publica de forma cada vez mais descarada

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      “escandalo de cambridge analytica ajudou a por Trump no poder.”

      Ora aí está o poder da propaganda. Quando Obama o fez foi a vitória da tecnologia e o suo de “tecnicas avançadas”.

      1. Avatar de Pedro P.
        Pedro P.

        Encontra um estudo independente que aprove o que dizes. Já o contrário, pode ser feito.

        “O poder da propaganda”, é, de facto, no teu caso, um sucesso.

      2. Avatar de Castro
        Castro

        comparar o incomparável. O Obama usou as redes sociais para distribuir a mesma mensagem a qualquer pessoa, não muito diferente da TV, jornais, etc… Foi eleito antes de sequer existirem estas ferramentas
        Já a cambridge analytica permitia criar mensagens à medida para grupos muito específicos de pessoas, a um nível que pode ser considerado manipulação

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Usar as redes sociais, ou mainstream para publicar uma mensagem é completamente diferente de manipular a informação que cada pessoa quer ver, como foi o caso da cambridge.
          Neste caso, é pior ainda, tratando-se de falsa informação publicada por alguém com um alcanse a milhões de pessoas ( sendo ou não “piada”)

    2. Avatar de maxim
      maxim

      quem é que leva a sério pessoas que em 2024 confundem há com à?!!

    3. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Estes artistas bilionários sofrem todos do mesmo: Sociopatas narcisistas, acham-se um Deus. Estão cheios de dinheiro….
      E depois há aquela quantidade de carneiros que os adoram como uns deuses o que ainda contribuí mais para esse fenômeno.

      1. Avatar de maxim
        maxim

        Sociopatas narcisistas são todos os que estão atrás de um teclado a comentar cenas, não precisam ser bilionarios

  5. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Ai jesus que os wokes estão a tremer que nem varas verdes com a possivel/real eleição do trump… Acabou a brincadeira, back to the real world

  6. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Quanto se mete na cabeça o projecto megalomano de salvar a humanidade começa a achar que tudo se justifica, este tipo ainda nos vai custar a todos muito caro, quer engolir o mundo e molda-lo conforme a sua ideologia, somos gado para ele.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      o que vale é que, tal como todos os outros, acaba por morrer…ele é que ainda não se convenceu disso!

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Oh amigo remeta-se ao silêncio, se não fosse ele não tinhas EV’s tão avançados e nem tinha entrado na moda e o pessoal não tinha trocado os carros de combustão por EV’s, nem tinhas a space X nem a starlink que bem ou mal já ajudou bastante em todo o mundo!

      E antes que digam que não foi ele, uma máquina não é feita por 1 componente, e todos os componentes são importantes!

      Que fizeste tu para a humanidade hoje?

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Homen de negócios faz coisas… sim e depois? não deixa de ser um gajo abjecto e megalomano e talvez psicopata. Dinheiro a mais dá volta à cabeça das pessoas, o poder corrompe, não abras os olhos não…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Cada vez entendo menos essa idolatria a bilionários. Como se ele estivesse preocupado com o comum dos mortais.

        2. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Isso são tudo suposições, má língua… Não o conheces, não trabalhaste com ele, tudo o que sabes sobre ele leste ou ouviste em algum lugar… Isso é o típico Zé povinho, que só sabe mandar bitaites e falar mal dos outros… Esses milionários é só trafulhices e fugas ao fisco, os políticos são todos iguais… mas todos os dias estão na tasca a beber a mini e não saem de lá.

          Positivismo gente, deixem de ver só para a frente e comecem a ver os lados também…

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            O plano do musk não passa por fortalecer a democracia, muito pelo contrário… só isso é suficiente para ir para caixote do lixo.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Se dizes que os milionários são só trafulhices porque vens defendê-lo sempre que é criticado?
            O que se está aqui a falar é que ele desobedeceu a uma regra que existe no próprio X.

          3. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            Epá ó 36.71Hz essa do positivismo e animo que nos estão a roubar a democracia é a piada do dia realmente! LOL
            https://www.reddit.com/r/ContagiousLaughter/

          4. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Certo Gringo, e por ter violado uma reggra do X, olha os comentários aqui… parece que o homem matou alguém..

            Defendo seja quem for se o assim achar, e se fosses honesto e humilde davas a razão que o zé povinho só gosta de falar mal e deitar abaixo, dai uma das razões de estarmos sempre atrasados em tudo…

            Enquanto uns falam outros fazem.

        3. Avatar de maxim
          maxim

          “megalomano e talvez psicopata” é descrição para cada um dos bilionários, não só para este

      2. Avatar de Pedro P.
        Pedro P.

        Portanto, segundo a tua quadrada ideologia. Se um alguém inventa a roda e no dia seguinte é um sociopata, será, para sempre um idolo e modelo a seguir, sendo o tipo que inventou a roda..

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          whaat? Então por fazeres uma coisa mal apaga tudo o que fizeste de bem?
          Hoje invento a cura para um tipo de cancro, salvo bilhões de vidas sou o maior, amanhã mato alguém perco o mérito de todas as vidas que salvei???

          1. Avatar de jack
            jack

            Sim. E já agora não são BILHAS grandes, são MILHÕES.

          2. Avatar de Andre
            Andre

            Achas que não?

      3. Avatar de Zé

        Os carros elétricos já não são (nem eram) novos. Já os temos, no mundo moderno, desde os anos 90.
        Quanto à SpaceX e à Starlink, nem uma nem outra fazem falta nenhuma. Temos a Rússia, a ESA, o Japão, a China e ainda existe a NASA e parece que a SpaceX veio salvar alguma coisa. Eles simplesmente foram contratados pela NASA (ou terá sido pelo trampa?) para desenvolver e fornecer uma solução. Solução essa que as outras potências também têm (com diferenças, é certo) e que a própria NASA também já tinha. O bem velhinho Space Shuttle é mais interessante que as soluções da SpaceX. A NASA deixou de o “atualizar” ou de desenvolver um sucessor por opção. Mas é menos sexy que os novos foguetes ou os fatos todos pipis e parece que isso também conta. Quanto à Starlink, tirando situações pontuais em locais remotos, ainda não mostrou nada de relevo. Só mesmo poluição para quem gosta de astronomia. Mas bem sabemos que o grande lucro da Starlink não será da venda de internet. A própria empresa já admitiu que prevê fazer dinheiro com transações e micro transações que, com esta tecnologia, terão menos latência que outros meios. Por outro lado, apesar de afirmarem que já estão a ter lucro, acho que já devíamos saber que as empresas do Musk têm sempre contabilidades muito cozinhadas. O Musk deve ter tido aulas com o Maddoff. Até ao dia…
        E depois, não bate bem da bola. Se não fosse podre de rico, se calhar era daqueles que andava em tronco nú com a bandeira americana a conduzir uma pickup enorme a caçar alces.

      4. Avatar de Contador
        Contador

        E o que fizeste tu pela humanidade hoje? Fomentar o fascismo? Ok…

    3. Avatar de xicofdf
      xicofdf

      Como elle nao se deixa ir na conversa woke, nem na trampa LGBT e para o mal e para o bem, tem pensamento próprio, é persona non grata. Se ele fosse de esquerda era um messias

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Calado eras um poeta

  7. Avatar de Zé

    Já dizia o velho lema
    “Who watches the watchmen?”
    Estes arautos das redes sociais já mandam mais que os governos. Estão acima de tudo e todos, incluindo da Lei.

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Que Lei é que ele quebrou mesmo? xD

      1. Avatar de Zé

        Várias. Por exemplo, leis laborais nos EU. Provado, comprovado.
        Vários processos, ações legais, coimas, multas e sei lá que mais a ele e às suas empresas. Fora as que ainda estão a decorrer ou em preparação.
        Basta procurar no google e abrir os olhos (se calhar esta última parte é a mais difícil para alguns). Mas pronto. O Maddoff também era um santinho…

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Musk não permite qualquer tipo de organização sindical nas suas empresas. Despede quaisquer trabalhadores que tenham a veleidade de constituir organizações sindicais.
          Em 2023, 13.000 trabalhadores dos grupos Ford, General Motors e Stellantis iniciaram um movimento de protesto para exigir melhorias significativas nos salários e condições de trabalho. Foi a a primeira vez que se registou uma greve desta amplitude nos 88 anos de história do principal sindicato de trabalhadores do setor. Musk disse que a greve ia afundar as respetivas empresas. Biden visitou os comités de greve e apoiou os grevistas – o primeiro o Presidente na história dos EUA a fazê-lo. A greve terminou com as empresas a satisfazer as reivindicações dos trabalhadores.
          Percebe-se o apoio de Musk a Trump e porque está contra Biden e Kamala Harris. Alguns é que só veem o “grande deus da tecnologia”.

          1. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Tu e os teus testamentos Aves… Na escola devias ser aquele aluno que tinha sempre nega nas apresentações dos trabalhos porque não sabia resumir o copy paste da wikipédia…

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O @Aves, ao menos, fundamenta as opiniões dele ao contrário de ti que dás justificações rasas copiadas do Truth Social

          3. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Fundamentar é uma skill mas resumir também… Não importa se tens a tua opinião fundamentada a 100% mas não consegues captar o publico…

          4. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            ele não proíbe atividade sindical nem o pode fazer; pode é não facilitar, que ai, já é outra missa Mestre Aves, outra missa…

          5. Avatar de Anung
            Anung

            A Altice tem 1 milhão de sindicatos e o comex não faz caso de nenhum. Mais vale uma boa comissão de trabalhadores.

        2. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          LoooooooooooooooooooooL

          https://www.livemint.com/companies/people/elon-musk-vs-lawsuits-all-major-legal-battles-facing-the-tech-billionaire-and-his-companies-tesla-spacex-twitter-x-11718253676779.html

          Diz-me dessa lista qual desses processos é assim tão grave que mereça que o homem seja enforcado va…

          Assédio sexual? Cmonnnn…….

          1. Avatar de Zé

            Insider trading e manipulação de mercado são bem graves. Racismo, ataque aos direitos dos trabalhadores… Olha que gajo porreiro e santinho. Se fosse teu chefe a tratar-te como trata os funcionários dele, queria ver se gostavas.

      2. Avatar de Aves
        Aves

        A própria, a do X – a que proíbe a partilha de “deepfakes”. Ou Musk trampa não sabia que o vídeo era falso, quando o coloca no X apenas com a expressão “Isto é incrível”?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          A desculpa vai ser:
          «É incrível, porque mostra o nível a que a IA chegou para fazer este vídeo»

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Musk não é parvo, quer é fazer dos outros parvos. Alguns são, mas não todos.

  8. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Infelizmente acho que o americanos ainda não evoluíram a esse ponto de ter uma mulher como presidente e ainda por cima de ascendência Africana como presidente.
    Gostam mais do:
    – Vou acabar com a guerra em 24 horas,
    – Como?
    – Não digo
    E ainda há gente que acredita no alucinado Tranpa.
    Com toda a sinceridade nem sei qual a diferença entre Democratas e Republicanos, apenas e só o Tranpas assusta-me com tremenda ignorância e falta de humildade, se fosse noutro lado qualquer era me indiferente, mas como é nos EUA.

    1. Avatar de Zé

      O pior é que está a espalhar-se um pouco por todo o lado. Ou pelo menos pelo mundo “democrático”. Fora disso, nem sei se não estamos bem pior.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Zé, essa do mundo democrático fez-me rir, a sério.
        Mas vc pensa que decide alguma coisa?
        Mas que barrigada de riso…

        Quer explicar o que é mundo democrático? É aquele mundo que perante a morte de dezenas de milhares de crianças continua a mandar armas para os assassinos?
        É aquele que qualquer país que não se vergar às ordens da Ursa Corrupta Que Devia Estar Presa é logo sancionado?
        Posso estar aqui o resto do dia a mandar exemplos.
        Quer mais?

        1. Avatar de Zé

          Eu escrevi “democrático” por uma razão. Bem que tento acreditar que ainda funciona, mas cada dia fica mais difícil.

  9. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    sou antiwoke, mas ainda sou mais anti fakenews, negacionistas e afins….
    o mundo está mesmo de pantanas mas 1000 vezes esta Harris ou um espantalho que fosse ao trump.

  10. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Ao invés de andar a por deepfakes que tal ele pagar o que deve? Ele deve uma pequena fortuna aos filhos por não cumprir com os deveres parentais definidos pelos tribunais . Enquanto humano é pior que o Trump pois este cumpriu os deveres parentais.

  11. Avatar de PTO
    PTO

    Os princípios do Musk são sempre os mesmos, ou seja, regras para os outros e exceções para ele.

  12. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Este senhor é uma besta, tem sorte de ser um idiota com sorte, mas revela sinais preocupantes de sociopatia.

    Caso de estudo…

  13. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Juventude, não sei que madrassas vos anda a ensinar, mas…. Vejo aqui muito ódio cego de todo. Percam algum tempo a pesquisar o sucesso da Venezuela, cuba , Roménia no séc passado, já para não falar dos grandes exemplos. Permitam-se ao prazer da própria auto interrogação. Procurem a raíz do ódio por um homem e vejam a origem da fundamentação. Sair da vossa zona de conforto ajuda e enaltece novos padrões neuronais. Não precisem de rebanhos. Encontram-se a vocês mesmos na vossa privacidade . O mundo é mais complicado do que aparenta.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      O ódio contra o aldrabão, idiota, sociopata, racista do Elon Musk é mais do que justificado.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Nirelle, não pode ser assim. E tu sabes bem que não. Ódio leva a mais ódio. E nunca mais tem fim.

  14. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Portanto o Elon Musk apoia o Trum… que por sua vez apoia a industria do petróleo e que é contra os carros eletricos… Algo aqui não faz sentido… mas quem sou eu para criticar malucos… lol

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Diz-me qual é o partido politico perfeito. Aquele que concordes com 100% das propostas e da forma de operar.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        O que é perfeito? Anarquia? Por muitos defeitos que tenham os partidos e as panelinhas que orbitam à volta deles, ainda não se encontrou um modelo melhor para se viver em sociedade.
        O problema é que quando chegam estes fascistóides que tentam minar as instituições vendendo a ideia que estão a lutar pelo povo!

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          ahahahah claro porque o socialismo é feito de verdades e de luta pelo povo xDDDD Vê-se cá em Portugal, tira-se dos nossos para dar aos de fora (emigrantes, ciganos, colónias)…

          Vê-se o belo modelo que a esquerda têm executado pela Europa fora… está tudo super contente, a extrema direita nem está a ganhar tração/governos nem nada…

          Hoje em dia em dia se não concordas com uma pessoa de cor és racista, se dizes algo contra a ideologia LBT já és homofôbico / transfobico e tudo mais, se não concordas com propostas politicamente corretas da esquerda já és fascista…

          Façam campanha com propostas vossas e não façam campanha a insultar os outros, já se viu que isso hoje em dia só dá backfire… Ou será que não têm propostas decentes então insultar e rebaixar os outros é a vossa única arma?

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Onde é que eu disse que é tudo verdade nas ideologias?
            TODOS os políticos falam o que queremos ouvir!!!

            Agora, o que me preocupa é o discurso dos extremistas estar a ganhar terreno baseando-se em discurso de ódio e violência. Mesmo que isso seja uma táctica apenas para ganhar votos, não deveria valer tudo.

          2. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Quem é que são extremistas? É que chamar fascista a tudo o que é de Extrema direita, e chumbar propostas só por ser do partido X para mim isso é que é extremismo… Aprovares leis que foram chumbadas anteriormente por ser do partido X isso para mim é só triste…

            E sobre esse discurso do ódio, vou-te fazer uma pergunta, No 25 de Abril quando indicaram para nos revoltarmos isso não foi incentivo á violência?
            Foi um mal necessário mas não foi incentivo ao odio e violência contra Salazar?

  15. Avatar de luis
    luis

    O homem mete um video que claramente é uma paródia (ok ficava-lhe bem ter dito isso) e é logo condenado, mas aí de alguém que lhe faça um elogio pelo sucesso de alguma das suas empresas e o bem que faz á humanidade.

  16. Avatar de maxim
    maxim

    interessante como as ‘expertos’ daqui acham que os que não ODEIAM o Elon é burro, mas depois não conseguem/querem ter 2 dedos de testa a interpretar um post/vídeo. Ou então são intelectualmente desonestos ou burros, podem escolher.