Recorde: 21 de julho foi o mais quente de sempre (desde que há registo)

42 Comentários

Quando o tema são alterações climáticas, há quem considere que é um assunto sério, mas há também quem desvalorize e até goze. No ano passado foi batido o recorde de temperatura. No entanto, já este ano, no passado domingo, foi registada a maior temperatura de sempre pelo sistema Copernicus.

Recorde: 21 de julho foi o mais quente de sempre (desde que há registo)


Temperatura global atingiu os 17.09 graus! O dia mais quente da história…

Há mais um recorde de temperatura batido, mas tal não significa que seja uma boa notícia. Os dados mais recentes do Serviço de Alterações Climáticas da Copernicus, revela que a temperatura média global do ar à superfície atingiu os 17,09 graus. Este valor ultrapassa o máximo atingido em 2023 que ficou nos 17.08 graus.

De relembrar também que o Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA declarou que 2023 tinha garantido o seu lugar na história como o ano mais quente de que há registo.

Recorde: 21 de julho foi o mais quente de sempre (desde que há registo)

Os dados do sistema Copernicus revelam também que desde junho de 2023, durante 13 meses consecutivos, foram classificados como os mais quentes do planeta desde o início dos registos, em comparação com o mês correspondente em anos anteriores.

Alguns cientistas, segundo revela a Reuters, dizem que 2024 poderá ultrapassar 2023 como o ano mais quente desde que há memória. O fenómeno El Niño, que terminou em abril, fez subir as temperaturas.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexS
    AlexS

    Para começar começa logo mal um serviço que já tem no nome uma narrativa é tudo menos independente e nunca vai fazer aparecer algo contrário á sua existência.
    Segundo, umas décadas de registos e com qualidade duvidosa contam para pouco.
    Mas o pior que nem dizem como medem a “temperatura da terra”.
    Uma curiosa definição quando a única resposta seria medir a energia no sistema. mar, solo, ar.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Todos os dias de todos os meses foram em alguma altura “os mais quentes” e os “mais frios”

    2. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      Isso não é verdade, todos os metodos cientificos de medição usados estão disponiveis para consulta pública, parem de semear desinformação.

      1. Avatar de Andrêa Martins
        Andrêa Martins

        O que não falta por aí é desinformação científica. Os “especialistas” nos anos 70 previram que até ao ano 2000 a amazónia ia ser um deserto igual ao saara se nada for feito.

        Se reparares, este tipo de notícias são dados em locais específicos quando os dias estão mais quentes. Em portugal foi dado agora porque tivemos 3 ou 4 dias mais quentes, nos estados unidos nada disseram esta semana, por exemplo, mas quando houver uma “onda de calor” por lá, vão logo falar destas coisas.

        Para mim, está mais baixo do que na minha infância (anos 80/90) em que as férias grandes eram semanas (se não meses) de calor. Na minha zona desligavam a água pela escassez, o alcatão derretia! , …

        Não sei se viram as 2 imagens num jornal da alemanha, uma recente em que com temperaturas de 31/32 graus o mapa era pintado de vermelho. Outra mais antiga (uns 10 anos antes no mesmo jornal), com temperaturas de 38, 39 graus, estava normalmente pintada. Nada de vermelhos!

    3. Avatar de Nuno Palma
      Nuno Palma

      O maior problema das redes sociais foi possibilitar aos ignorantes espalharem a sua errada percepção do mundo… Quando antes não passavam do café do bairro…
      O que é que percebes do tema?? Estudaste? Leste? Perdeste anos da tua vida de volta deste tema para poderes dar uma opinião com tanta certeza?? Estamos a falar de medições!! Não é da opinião de um grunho que acordou de manhã com teorias da conspiração! Mas aposto que acreditas que há 50 anos apareceu brilhando a Virgem Maria…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        O maior problema das redes sociais é possibilitar que as pessoas tentem parecer bonitas e solidárias com a causa quando na realidade FAZEM igual ou menos do que aqueles que criticam.

        Ambos inúteis.

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          +1
          As redes sociais são o maior mal da humanidade!

      2. Avatar de JL
        JL

        Caro Nuno, religião (seja ela qual for) e ciência podem complementar-se e não ser antagónicas.

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Quando a ciência não explica, apela-se aos anjos…ou seja, à fantasia.

        2. Avatar de Nuno Palma
          Nuno Palma

          Caro JL. Basta ver a história para comprovar que está completamente enganado. Isso é uma falácia. Quantos cientistas morreram às mãos da religião porque os factos iam contra as escrituras? A ciência baseia-se em factos. Coisa que a religião nunca apresentou. Nem um!

  2. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    Discordo, aqui por Castelo Branco até foi mais fresco que outros anos.

    1. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      LOL….Castelo Branco é um mundo….

    2. Avatar de Andrêa Martins
      Andrêa Martins

      Aqui na zona de aveiro, também não vejo nada de anormal. Temperatura normal para a época…

  3. Avatar de Anung
  4. Avatar de Algrivão
    Algrivão

    Abaixo a ciência, viva os matarruanos!

    1. Avatar de SVR
      SVR

      Nem dão tempo para ir buscar as pipocas começam logo a disparar…

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Os cientistas e os matarruanos fazem exactamente o mesmo, o blá blá é que muda. Teorias diferentes, práticas iguais 😉

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        “Exatamente o mesmo” parece-me ser extremamente exagerado. Podemos sempre contestar os métodos de medição agora assumir como verdade comentários como um algures mais acima do tipo….”discordo porque aqui teve fresco” pah…Não LOL

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Não é isso que quis dizer, referia-me a FAZER alguma coisa em relação. Ambos são iguais, falam mas não fazem ou mudam nada.

          Eu estou-me a lixar para as alterações climáticas e para as combater faço igual ou melhor do que aqueles que se preocupam muito.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ah ok. Esse seria um assunto mais profundo se bem que acho que será sempre bom evoluirmos e sermos mais civilizados do que simplesmente deixar andar…ainda que isso pouco ou nada mude no ciclo do planeta.

        2. Avatar de Anung
          Anung

          Como escrevi mais abaixo….apenas o Bricodepot fez algo realmente importante para atenuar os efeitos das alterações climáticas na população portuguesa.

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    A partir dos 2 graus de aumento de temperatura do aquecimento global as pessoas deixam de fazer turismo na Europa do sul. Senão expõem-se a vagas de calor potencialmente mortais com incêndios, desidratação e até a falta de água nas torneiras. O aeroporto velho torna-se excedentário.

    1. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      És mesmo Grunho:) arre….

  6. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Uma consequência da tecnologia aliada ao excesso de pessoas que vivem no planeta, faz parte, vai chegar o dia em que começa tudo do zero, duvido que as pessoas deixem o seu estilo de vida, toda a gente quer tudo e as novas gerações ainda mais. Tinhamos que voltar a viver em cavernas.

  7. Avatar de Anung
    Anung

    O Bricodepot tem o emelson 12.000 btu a 220 euros, e é bem jeitoso.
    Finalmente alguém a FAZER algo em relação ás alterações climáticas 🙂

  8. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
    BurroFuiEuQueEstudei

    Recuso-me a acreditar nas alterações climáticas, sou demasiado comodista para alterar os meus hábitos consumistas.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Não tens de alterar nada, apenas tens de fazer como aqueles que acreditam e lutam contra as alterações climáticas, falar coisas bonitas!

      1. Avatar de JL
        JL

        Sim, isso e comprar carros elétricos…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Carros elektros para salvar o planeta=Maior embuste do sec XXI

  9. Avatar de xicofdf
    xicofdf

    Qualquer gajo com mais de 30, 40 anos sabe que já houve outros dias tao ou mais quentes do que este. Mas faz de conta vá, uma mentira repetida muitas vezes passa a ser verdade.

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      … “temperatura global”… Não é o da tua terra…

      1. Avatar de xicofdf
        xicofdf

        E há registos fidedignos a nivel global desde quando??? Desde há..20 anos?! Isso nao é significativo.

        1. Avatar de hugo
          hugo

          se reparares na imagem ves que eles mostram dados desde 1940

          1. Avatar de Anung
            Anung

            60 anos serve de certezas para uma coisa com milhões de anos….LOL

      2. Avatar de Sergio Filipe
        Sergio Filipe

        Isso é verdade, mas e sobre o planeta Terra ter bilioes de anos e só haver monitorizacao á cerca de 150 anos, e lá vem sempre a narrativa de ano mais quente de sempre (aqui a noticia pelo menos faz referencia a desde que se monitoriza)
        Sabem lá se já houve anos mais quentes (sabem neste ultimos 100 ou 150 anos) , o planeta Terra tem Bilioes de anos.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Como é que achas que se sabe dos ciclos da temperatura na Terra?
          Há ramos da Ciência que estudam a temperatura de milhões de anos. A precisão poderá não ser tão alta mas dá tirar conclusões e extrapolar.

      3. Avatar de Anung
        Anung

        Mas o que interessa é onde estamos, ou vais dizer que a fome e miséria em África preocupam-te?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      “Média” não se refere ao 4 de Agosto de 1995 que nem à sombra se estava bem.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Uns a chorar calor e outros a tirar cortiça….enfim, apenas consequências de tempos fáceis a produzir gente fraca.

  10. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Verdade! Quase que fez tanto calor quanto um banal dia de verão em 1996.

  11. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Por aqui 21 esteve frio. Tivemos agora dia e meio à boa moda dos 80’s mas infelizmente hoje já vai começar a enregelar a partir das 18.00H. PQP

  12. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Do ambiente todos falam, falam, blá blá blá, os alunos fazem belas planificações de cidadania, na biologia belos projetos, belas imagens do planeta (ainda) azul, os doutores falam, até dão conselhos, mas fazer alguma coisa séria e válida, com grande impacto positivo pelo ambiente, nada! No fundo todos esperam que seja o outro a fazer!