Isenção de portagens nas ex-SCUT é só para populações locais?

70 Comentários

As portagens continuam a ser tema quente. De relembrar que já foi aprovado o fim das portagens nas ex-SCUT depois do parlamento ter aprovado a proposta. Há quem defenda, no entanto, que a isenção de portagens nas ex-SCUT só deva ser para populações locais.


Isenção de portagens nas ex-SCUT custa 200 milhões

O CEO da Brisa defendeu recentemente a isenção de portagens só para populações locais. Segundo justifica, em vez de 200 milhões de euros com o fim das portagens nas ex-SCUT para todos, tal medida poderia apenas custar 40 milhões.

António Pires de Lima, Diretor Executivo da Brisa e antigo Ministro da Economia refere que, através do sistema Via Verde e dos pórticos existentes nas SCUT, seria possível beneficiar somente as populações locais. Este benefício poderia tomar a forma de isenções ou descontos de quantidade da utilização.

Segundo Pires de Lima, se estas vias passarem a ser usadas indiscriminadamente, a sua qualidade vai degradar-se, e o tráfego e sinistralidade vão aumentar.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Os residentes em Lisboa e Porto (zona metropolitana) deveriam pagar em todo o lado e com acréscimo de 50% sobre o valor base das scuts/portagens.
    A2 especialmente, o trajecto Lisboa – Algarve deveria custar no minimo uns 100 euros a todos os residentes em Lisboa.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      What? Sentes-te bem? Vai lá tomar um chá para acalmar

    2. Avatar de OraBolas
      OraBolas

      Só faltava um comentariozeco como este…

    3. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Claro, neste país uns pagam para outros andar à mama…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        É o que o que lisboa faz há anos.

        1. Avatar de PAULO PEDROSO
          PAULO PEDROSO

          Caso não saibas Lisboa é o distrito que mais paga impostos a nivel nacional

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Caso não saibas Lisboa é o distrito que mais gasta dinheiro dos impostos a nível nacional.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Explica lá isso

        3. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Sim, os 3 milhões de habitantes da AML andam à mama, não pagam nada. Não pagam portagens, não pagam transportes, não pagam transportes, não pagam estacionamento, não pagam nada ! Tu é que pagas…

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Não pagam onde? Diz-me onde para ver se aproveito tb.

          2. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Ironia não é o teu forte…

      2. Avatar de Antonio
        Antonio

        É sempre assim…

    4. Avatar de IMF
      IMF

      Scuts- via sem custos para o utilizador.
      Era este o nome das autoestradas.

      Depois vem os mamões e começam a cobrar. E depois vem pessoas como está a defender cobrar, é isto que o governo gosta de gente inculta, que defende as taxas taxinhas, impostos sobre impostos etc.
      Depois dizem que não tem poder de compra, claro o estado aumenta o salário mínimo em 100€ e cobra em impostos e taxas 110€.

      Mas batem palmas, pensam que levaram 100€ de aumento mas na realidade levaram um aumento de -10€.

      O povo português é como o povo brasileiro e venezuelano, etc se for para o lado deles ( mesmo sendo enganados) tudo bem, agora ver o vizinho bem não.

      Este povo prever ver o outro mal que ficar bem.

      Mas se o vizinho ficar bem acham normal andar a tentar xular.
      No Brasil chamam o “jeitinho brasileiro”, que não passa do mesmo do “Chico esperto ” em Portugal.

      É a cultura dos países mais quentes!

      1. Avatar de Eu
        Eu

        prever = prefere, certo?

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        O povo português não tem nada a ver com o brasileiro e muito menos o venezuelano, o povo português é melhor povo do mundo nem há comparação, a única coisa que nos atrasa são uma pequena parte de ignorantes que acha que somos iguais aos brasileiros e os venezuelanos, mas esses vão sendo cada vez menos à medida que vão morrendo.

    5. Avatar de ruela john
      ruela john

      isso e so para portugueses de primeira !!

    6. Avatar de Vitor
      Vitor

      Concordo plenamente.

    7. Avatar de Antonio
      Antonio

      Para si até havia de custar 500€, já que é capitalista…
      Melhor…
      5000€

  2. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Já estava a estranhar não virem os comilões deste país falar do que acham que “é melhor” para o país…

  3. Avatar de rui
    rui

    Fazia sentido ser para população ou trabalhadores numa determinada area da mesma, por exemplo alguém do algarve usar a A22 sem custo direto, mas um turista pagar normalmente…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      No Algarve os gringos são tratados como príncipes e os portugueses continuam a ser tratados como ‘pretos’. Apesar de já não haver pretos, só africanos.

      1. Avatar de Adérito
        Adérito

        No Algarve a maioria dos gringos não vêm com o rei na barriga como a maioria dos tugas tesos a pedirem um bitoque e um café para dois

    2. Avatar de André
      André

      Pagar para fazer rali nessa autoestrada? Para isso faço no terreno aqui ao lado, tem menos buracos…
      Essa A22 já merecia uma A22.1

  4. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Para poupar?? Vejam os contratos dessas empresas. Por norma é X por um determinado número de passagens, mas se existir menos passagens ou um aumento de passagens tem de ser ressarcidos.
    As PPP nunca são benéficas para o estado ou para os contribuintes, mas é o que dá não ter dinheiro para investir e ter de pedir dinheiro.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Mas no fim o governante que deu o negócio das PPP é recrutado pelos capitalistas que as gerem e faz um negocio da China.

    2. Avatar de Miguel Abreu
      Miguel Abreu

      Isto é demagogia simplemente. Não se deve generalizar, existem PPP com muito bom resultado e beneficas para o estado e outras que nem por isso, mas como em todos os negócios isso pode acontecer.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        nomeia algumas e explica porquê

        1. Avatar de Mario
          Mario

          As PPP na saúde (Vila Franca de Xira, Cascais, Braga) revelaram ser benéficas para o contribuinte, porque foram bem feitas.
          Já agora nas Estradas, foram muito mal negociadas, porque foi do tipo, tu vais construir um café no meio de uma montanha, e eu garanto-te que tu vais tirar 1000 cafés por dia. Mas caso apenas tires 1, eu pago-te os outros 999, e caso chova, ainda te pago porque chove, mas se tirares 2000 cafés por dia, podes pedir me dinheiro porque não projetaste o café para isso.

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mais um tacheiro que apareceu do nada…

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Sim, vamos restringir e dificultar quem pode ter acesso gratuito às vias, para assim ser mais uma medida sem impacto para as regiões… apesar de custar um dinheirão aos contribuintes… muito dinheiro a sair dos impostos mas nenhum benefício prático a sério para as regiões.

    Note-se ainda: “populações”, pessoas… empresas e tudo o mais provavelmente estaria excluído… seria mesmo uma medida para manter o desenvolvimento económico reduzido, que já será reduzido mesmo que todos possam vir a utilizar gratuitamente sem truques, porque com a instabilidade política a qualquer momento podem mudar de opinião e começar a cobrar a toda a gente como já fizeram no passado… mas assim ninguém teria sequer ilusões porque terão sempre de pagar como sempre foi desde que começaram a cobrar pela utilização.

  7. Avatar de Food Gym Todo
    Food Gym Todo

    Saudades da 25 de abril gratuita no verão para irmos à praia…

  8. Avatar de Jony do Mar
    Jony do Mar

    Eu acho até que todas as autoestradas do país deveriam ser gratuitas para as populações locais, definindo-se uma área por exemplo de um raio de 50km.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tens toda a razão

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E as pontes? Isso é q era. Pagar 3.20€ por 2 rodas durante 11 KMS não lembra ao diabo!!!

  9. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Quem tem de usar, tem de pagar. Quem não quer pagar, usa a alternativa disponível e gratuita. E não venham dizer que não há alternativas, porque antes das autoestradas, ninguém se queixava de não poder ir do ponto A ao ponto B. Só que a burguesia instalou-se, e hoje só se pensa nas mordomias do alcatrão à borla. Não existe. Tem de se pagar. Quando começarem os buracos e os acidentes por falta de manutenção, queixem-se …

    1. Avatar de IMF
      IMF

      Mas que falta de manutenção!!
      Tu pagas impostos todos os dias que andas de carro nos combustíveis.
      Tu pagas o IUC, etc

      Tudo impostos relacionados com infraestrutura de vias públicas.

      Se não houvesse Sócrates, Costas etc a desviar fundos de um lado para o outro, tinhas estradas de topo.

      Mas faz sentido!!!
      É o mesmo que alugar um polícia!

      Somos um país que podes alugar um polícia!!!! Mas estamos onde ??
      Se tivermos dinheiro podemos contratar polícias, fardados e com a autoridade de polícias.

      Mas pagamos impostos para que????

      Se há um evento aprovado, uma manifestação ou um assalto o estado já está a pagar as nossas forças de segurança.
      É o trabalho delas agora alugar polícias?

      Se a polícia recebe mal, que seja aumentada, agora pactuar com este tipo de coisas só mesmo nós.

      As as SCUTs é igual pagamos impostos para nadar de carro e ainda pagamos impostos para o usar …
      Por amor de deus.

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      Entao porque tambem tenho de pagar a manutencao do metro e outros transportes publicos ? tambem não os uso.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Então para si é viável fazer Porto Lisboa pelo IC2 em 5 horas? Respeitando os limites de velocidade.
      Vá se curar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        5 horas? Boa sorte.

      2. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Meu caro, eu falei em alternativa. Há ou não há ? Há. Tu é que não queres utilizar.

    4. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      “Quem não quer pagar, usa a alternativa disponível e gratuita.” Não á almoços grátis, a alternativa como diz é paga com os impostos camarários.

    5. Avatar de Fusion
      Fusion

      Porque raio então tenho eu que pagar os transportes para a malta de lisboa?

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Ora bem. Eu tambem não tenho de pagar uma SCUT que não uso.

  10. Avatar de Aves
    Aves

    O CEO da Brisa é da AD. A AD votou contra o que restava das portagens nessas ex-SCUT (a grande redução foi em 2021). A lei, aprovada pela AR, foi hoje promulgada pelo AR. Por isso, se não quer gastar os pavimentos e o aumento da circulação prejudica a segurança nessas ex-SCUT, pode sempre usar as vias alternativas, com melhores pavimentos e que vão ficar mais seguras, com menos trânsito.

  11. Avatar de Eu
    Eu

    Quem fala em vias alternativas desconhece certamente que, em muitos casos, destruíram grande parte das EN (Estradas Nacionais) existentes, para contruir os novos troços de AE (Auto Estradas).
    Portanto, existem sim muitas vias sem EN alternativas equivalentes às que existiam antes da construção dessas AE!
    Agora, se acham que são alternativas equivalentes o ter de se circular por caminhos ou estradas municipais apertadas e dentro das localidades e povoações, com dezenas de cruzamentos, passadeiras e semáforos, já não digo mais nada!

  12. Avatar de Rlopes
    Rlopes

    Deveria ser ao contrario. Só as populações locais é que deveriam pagar pois tem poucas alternativas . Se não gostarem que se mudem.

    É o mesmo principio do IRS aplicado aos não residentes.

  13. Avatar de PJA
    PJA

    Sou a favor da Isenção de portagens nas ex-SCUT.

  14. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Não percebo porque vem outra vez com esta conversa… ainda há poucos anos se fez isto e a UE proibiu pois não pode haver discriminação nas vias de comunicação, se um local paga 10, outro português qualquer também tem de pagar 10, assim como um espanhol, alemão ou grego.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vai lá dar uma voltinha a Espanha.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Vou muitas vezes e se houver portagens pago o mesmo que um espanhol ou um francês mas se não sabes interpretar o que escrevi, estudasses

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A questão é que só pagas portagens em Espanha se andares distraído. Estudasses!

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            És ignorante primeiro porque estas a desconversar já estamos a falar de SCUTS não de autoestradas espanholas, devias ter estudado bem mais, depois, porque mesmo em Espanha há sítios que tens mesmo que pagar a não ser que uses a nacional, deves ter ido a Badajoz e pensas que já conheces Espanha mas eu já corri os 4 cantos e sei bem como é, aliás, quando vamos numas dessas nacionais não faltam cartazes e frases pintadas ao longo da estrada a criticar as portagens tal como nós fazemos com as nossas SCUTS. Quanto mais falas mais te enterras, queres continuar?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó Peter, o ignorante aqui és tu!
            Experimenta ir de Tavira até Almeria. Só vais pagar na A22 de PT cheia de buracos e é por enquanto, Depois é tapete novinho à borliú até ao destino pela A7 que é uma AutoPIsta e estranhamente não se paga.

            Os cartazes que viste certamente foi aquando da tentativa de imposição de portagens nas AutoVias por parte da UE (isso sim equivalente às nossas SCUT que nc tiveram portagens nem vão ter)

            Tb já fiz Lisboa Barcelona com paragens em Madrid e Lérida e não paguei um tusto (excepto em PT) e foi sp no prego!
            Qual é mesmo a tua dúvida?

  15. Avatar de Paulo Moreira
    Paulo Moreira

    Basta ler os comentários deste artigo, para perceber porque razão o país está como está. Todos querem tudo, ninguém quer pagar nada, todos têm justificações e todos votam. E não podia deixar passar o último parágrafo do artigo, cujas declarações são dignas do maior demagogo: “Segundo Pires de Lima, se estas vias passarem a ser usadas indiscriminadamente, a sua qualidade vai degradar-se, e o tráfego e sinistralidade vão aumentar.”

    Quando o utilizador acha que não tem que pagar, quem paga são todos os outros. Defendem o liberalismo no usufruto e o socialismo no pagamento dos custos. Gente intelectualmente desonesta, portanto.

    Em qualquer economia evoluída do mundo, o modelo mais justo e único que faz sentido, é o do utilizador/pagador. Tudo o resto é conversa fiada.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Então quando tiveres um cancro e for necessário milhares de euros para te tratar, tens de defender a tua tese do utilizador pagador e se não pagares o tratamento, já sabes, azar o teu, e se não pagares antes, nem caixão levas, vais direto pela sanita abaixo. Se calhar o intelectualmente desonesto és tu porque se achas que se não utilizas, então não é da tua responsabilidade e quem deve pagar são os outros, porém usas outras coisas que os meus impostos pagaram e nessa situação ficas calado como um rato. Nem todas as SCUT vão deixar de ser pagas, apenas as do interior do país, e eu até te explicava as consequências das zonas do interior terem ou não portagens nas SCUT, mas a tua desonestidade intelectual impede-te de compreender isso e ter sequer uma vaga noção do que é viver numa sociedade.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Ora, eu tenho que pagar os transportes públicos de Lisboa e ando neles 1 vez por ano se andar… é a mesma coisa! Além de pagar os que não pagam!

  16. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Este senhor só se preocupa com a barriga dele.
    Ele havia de trabalhar era como nós trabalhamos e temos que utilizar a 125
    Não lhe chega o dinheiro dos contribuintes
    Sejam humildes….

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Então as populações locais que as paguem!

  18. Avatar de Adérito
    Adérito

    Comentário de gajo de secretária e hipócrita. As vias degradarem-se ainda mais? Há 10 anos que se pagam SCUTs no Algarve e a A22 é uma estrada horrível com praticamente zero manutenção, há troços que é melhor nem falar.

  19. Avatar de Helder
    Helder

    Mais um que quer mama. Estás estradas foram pagas e mais que pagas com fundos europeus. Deveriam ser de borla para todas as pessoas. Querem dinamizar o interior uma ova. Querem é dinheiro. Está a ver a vida a andar para trás sem o dinheiro das ex SCUT.

  20. Avatar de Nelson Campos
    Nelson Campos

    As portagens das Scuts nunca deveriam ter sido implementadas. Certas individualidades públicas deveriam ter vergonha na cara de virem à televisão preocupados com o custo de acabarem com as portagens para o país. Estão a ver a mama a acabar, e então qualquer migalha é o seu ganha pão. Quem paga são os contribuintes, sempre foi assim. Nunca se lembraram da isenção das populações locais quando eram todos a pagar…agora que a torneira vai fechar, vamos isentar a zé povinho local. Tenham vergonha na cara, acabem com isso de vez para todos! O dinheiro que construiu essas estradas veio da UE, nunca deveriam ter cobrado portagens nem multas das mesmas, sempre exorbitantes. Só serviu para jobs for the boys, pois os políticos, têm sempre grandes tachos.

  21. Avatar de Americo
    Americo

    Os srs.politicos,etc…deviam pensar no exemplo da Alemanha que em TODAS as autoestradas só quem paga portagens são os veículos pesados,pois são estes que provocam a degradação dos pisos. Deviam pensar nisso!!!!

  22. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    As vias de trânsito quanto mais e melhor qualidade , automaticamente se reflecte na economia do pais . O problema é que os administradores destas vias encontraram forma de taxar . Penalizando e condicionar qualquer investimento nas zonas interiores do pais . Esses senhores como não querem saber disso é claro mas o vlosso deles isso sim , basta comparar o parque automóvel nessas empresas que administração de estradas ect ect…

  23. Avatar de Armando Reis
    Armando Reis

    A A22, apesar de ter vindo a ter portagens, apresenta um piso cuja falta de qualidade contraria o argumento que defende a manutenção das mesmas como causa dessa evidência… Só para dar um exemplo.

  24. Avatar de Arlindo Silva
    Arlindo Silva

    Não è os acidentes nas scuts que lhes entressa è o dinheiro dinheiro que deixa de entrar … Cambada de x* los

  25. Avatar de Antonio
    Antonio

    Vergonhoso…
    Tudo mentira…
    E onde está a promessa de acabar com as SCUT?
    Fica no bolso?
    Ainda não chega?
    As só me utilizo umas 3 vezes por ano…
    Em que é que o meu carro vai degradar a via?!
    Haja vergonha e decoro

  26. Avatar de O tal
    O tal

    Os cães ladram e a caravana passa… não é meus amigos?
    Mas o que é facto, é que esse CEO e outros desses CEOs (ex governantes papam tachos e pensões vitalicias) vão levando água a seus moinhos porque neste país os cães só ladram e é o que os ladrões gostam…. dividir para reinar….
    Divirtam-se a picarem-sem uns aos outros, pois no fim todos vós pagais e chiuuu.

    Vá ides passear ao fim de semana na volta dos tristes gastando cá dentro que o que eles querem o dízimo (iva, iuc, etc…

  27. Avatar de Elizabeth
    Elizabeth

    Eu sou da guarda, vivo em França paço 2 meses de férias em Portugal utilizou a,A23 e a A25, qual é a minha vantagem? Pago em Portugal luz água IMI, resíduos, impostos, qual é a minha vantagem nas portagens, ou eu porque resido em 2 sítios não tenho direito, são uns ladrões não dá vontade de pôr aqui os pés, só espantam as pessoas tristes

  28. Avatar de Daniel
    Daniel

    Aquele Pires de Lima quer a todo custo ter portagens em todo lado. Da lhe interesse para Brisa ter lucro e ele ganhar prémios. Ele não está preocupado nem com a sinistralidade nem com a qualidade das estradas. Aliás para relembrar que no início quando foi implementado as portagens havia isenções para a população local e isso foi proibido pela união europeia ( ou pagam todos ou não paga ninguém ) . Se o governo aceitar essa via alguns meses depois há cobrança de portagens outra vez e depois dizem que foi a união europeia que mandou e eles não tem culpa. Bela lavagem de cérebro que querem fazer ao povo para manter as portagens a todo custo.

  29. Avatar de Laurindo
    Laurindo

    Esse P.de Lima é só mais um papão que Saiu do governo e arranjou um tacho na brisa tem de defender aquele que lhe paga porque é que Portugal não adota o sistema de vinheta anual com existe em alguns países e seria o estado a controlar as vias não interessa a muitos porque deixavam de ganhar milhões e assim quem anda se nas mesmas pagava