SpaceX está a construir uma poderosa nave espacial Dragon para destruir a estação espacial

20 Comentários

A NASA encomendou à SpaceX a construção de um “US de-orbit vehicle” (USDV) para destruir a Estação Espacial Internacional. A primeira imagem revela que se trata de uma nave espacial Dragon em esteroides.


 

Quatro vezes mais potente do que uma Dragon normal

O USDV baseia-se no design da nave espacial que a SpaceX utiliza para transportar carga e astronautas para a Estação Espacial Internacional, mas com a bagageira convertida num enorme módulo de serviço para conter vários tanques de combustível e muitos mais motores.

A SpaceX revelou no seu perfil do X que o USDV terá seis vezes a capacidade de combustível e quatro vezes a potência da atual Dragon. Só o combustível pesará mais de 10 toneladas, o que leva a especular que será necessário uma Falcon Heavy para o colocar em órbita.

A SpaceX recebeu um contrato de 843 milhões de dólares para desenvolver o USDV, mas a NASA ainda não contratou o lançamento do veículo. Sendo uma Dragon em esteroides, não há dúvida de que será lançada num foguetão da SpaceX.

 

Como será destruída a Estação Espacial Internacional?

A estação em órbita deverá ser abandonada em 2030, mas não de repente. Numa conferência de imprensa, a NASA explicou que, primeiro, a estação será gradualmente retirada de órbita. Esperarão 12 a 18 meses, até atingir uma altitude de cerca de 220 quilómetros.

Os astronautas permanecerão a bordo para a manter até seis meses antes da data designada para a sua destruição. Nessa altura, o veículo de desorbitação da SpaceX, operado pela NASA, acoplar-se-á a uma das suas portas e impulsioná-lo-á em segurança de volta à atmosfera.

A Estação Espacial Internacional tem sido um símbolo da cooperação internacional desde o seu lançamento em 1998. Graças às suas condições de microgravidade, permitiu avanços científicos e tecnológicos que beneficiaram a humanidade de várias formas.

No entanto, está a envelhecer e o desgaste é evidente. Para além do risco crescente de impacto com detritos espaciais. Mas a sua reforma não será em vão, pois dará início a uma nova era de estações espaciais comerciais.

 

Leia também:

Nave espacial da SpaceX pode danificar a superfície da Lua

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Cheguei adiantado…..
    Ainda não há comentários dos falhados invejosos anti musk 🙁

    1. Avatar de Perfectly Balanced
      Perfectly Balanced

      Eu faço-te a vontade, tendo em conta o histórico das empresas do Elon Musk espero bem que haja planos para manter a estação em órbita mais uns anos ou alternativas para a destruir em segurança, dos contractos actuais que a SpaceX tem com a NASA a missão Artemis II já foi adiada 14 meses e a Atermis III 18 meses.

      Ainda está para vir um projecto do Elon Musk que seja entregue na data anunciada.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A spacex em nada tem a ver com os lançamentos da artemis ahah

        1. Avatar de SVR
          SVR

          Aliás peço desculpa aos moderadores, nem era preciso um link externo… Noticia desta semana até

          https://pplware.sitedev.pt/ciencia/nave-espacial-da-spacex-pode-danificar-a-superficie-da-lua/

    2. Avatar de SVR
      SVR

      Melhor “invejoso” que lambe botas… Ja disse varias vezes o Musk engenheiro/empreendedor sim é alguem que deve servir de inspiração, na maioria dos casos (tal como outro utilizador apontou e bem, prazos têm sido difíceis de cumprir tanto na SpaceX como na Tesla…).

      Agora, O Musk pessoa, pode morrer longe «, que asco de ser… então agora que sempre que abro o Twitte… perdão X…. e tenho que levar com mais um post completamente sério, nao patrocinado ou partidario dele…

      1. Avatar de HDIYH
        HDIYH

        preferias levar com censura e wokismo com fartura, né? Aceita que dói menos!

        1. Avatar de SVR
          SVR

          Dói é ter de ler comentários destes… e acho que haverá poucas coisas mais woke que alguém que chame o filho de algo que faz lembrar os robôs de Star Wars.

          Para além disso vou repetir aquilo que já disse antes censura e moderação são coisas diferentes. Já sei que para alguns ou as redes especialmente são uma anarquia ou estão se a impor censura mas não é assim que o mundo funciona, tem de haver limites para tudo

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Os invejosos começam a aparecer….

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    A questão que ainda não se fala muito e que deverá ser extremamente ambicioso é a nova estação espacial internacional que irá substituir a actual. Espero que seja um autentico colosso.

    1. Avatar de Batata
      Batata

      Não haverá. A cooperação chegou ao fim para dar espaço ao setor privado e para outro tipo de investigação. Citando a BBC “For Nasa, freeing up the $3bn (£2.4bn) spent on the ISS each year will allow the agency to pursue other human spaceflight goals, namely sending astronauts back to the Moon and, eventually, to Mars.”.

    2. Avatar de Pedro+Coelho+Silva
      Pedro+Coelho+Silva

      A China tem uma, na Europa vamos continuar a regular

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        heheheheehehe 🙂

  3. Avatar de Júlio
    Júlio

    “Destruir” é propaganda.
    Será melhor dizer “Desconstruir” ou ” Desmontar”,
    Também “Desmantelar”.
    Tudo com regras.
    “Quem destrói não conquista”

  4. Avatar de Júlio
    Júlio

    Propaganda:

    1. Conjunto de actos que têm por fim propagar uma ideia, opinião ou doutrina.

    2. Associação que tem por fim a propagação de uma ideia ou doutrina.

    https://dicionario.priberam.org/propaganda

  5. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Ainda se vão arrepender deste plano 🙁

  6. Avatar de TdSR
    TdSR

    Destruir, é com o charlatão Musk.

  7. Avatar de Oi
    Oi

    Só depois de destruída se formarão novas estações comerciais, isto é burro, só vindo da NASA. Podia ser rentável para apoio a construção das novas estações.
    Finalmente espero ver novas estações operadas por privados (entre as quais a SpaceX) e ter outra dimensão de utilização do espaço, para viver, trabalhar ou passar férias.

  8. Avatar de Luis das bilhas
    Luis das bilhas

    Cheguei a tempo de ler os comentarios dos totos anti musk. A escrever isto no meu model Y….beijinhos invejosos, dediquem se ao vosso linux ja que não tem mais nada nem ninguem vos quer

  9. Avatar de Antonio
    Antonio

    Preciso de mais informações, eu não entendi como a vão destruir, vão destruir fazendo cair e queimar na reentrada? ou vao lançar fora de orbita?