Mais uma fabricante chinesa na Europa: marca premium quer 12 modelos em 5 anos

11 Comentários

Apesar de nem todos estarem convencidos, nem tampouco rendidos, as propostas de carros chineses têm conquistado a Europa, com várias marcas a registarem bons números em matéria de vendas. Agora, espera-se a chegada de mais uma: a Hongqi.

Mais uma fabricante chinesa na Europa: marca premium quer 12 modelos em 5 anos

Comercializada apenas em alguns países da Europa, a chinesa Hongqi pretende lançar 12 modelos em cinco anos, como parte de uma maior expansão na região para mercados como França e Alemanha. A marca premium, que integra o grupo estatal FAW, vai trazer-nos o sedan elétrico de tamanho médio EH7 e o SUV de tamanho médio EHS7 ainda este ano.

Atualmente, a marca chinesa, que iniciou a produção em 1958, já vende o grande SUV elétrico E-HS9 na Noruega, Suécia, Dinamarca e países do Benelux.

Segundo partilhado por Yang Dayong, diretor-geral da divisão de negócios no exterior da FAW, à Automotive News Europe, no Festival de Velocidade de Goodwood, na semana passada, o plano para a Europa inclui, também, vender híbridos plug-in.

E-HS9 da Hongqi

A mesma fonte da Hongqi revelou que a empresa chinesa procura vendas anuais de 30.000 a 50.000 unidades na Europa nos próximos cinco anos. Nos primeiros cinco meses deste ano, a marca vendeu 207 unidades do E-HS9, segundo dados da empresa de análise de mercado Dataforce. Este modelo começa nos cerca de 60.000 euros, mas pode chegar a mais de 100.000 euros, consoante a versão.

De acordo com Giles Taylor, chefe de design da Hongqi, à Automotive News Europe, no evento de Goodwood, a fabricante chinesa conquistará clientes premium, na Europa, com base numa “equação de preço, qualidade e design”. Na China, a sua atual gama de sedans e SUV concorre com marcas como a Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Na perspetiva de Giles, que supervisiona o design da Hongqi desde 2018, quando se mudou da Rolls-Royce, onde exercia a mesma função, os novos modelos da marca chinesa são tão bons quanto os oferecidos por rivais europeus mais estabelecidos: “A China está agora em ascendência”.

A era do copiador acabou, a era da disrupção acabou e estamos agora numa era global em que a China chegou.

Segundo Taylor, serão necessários cerca de dois anos para a Hongqi se estabelecer na Europa.

E-HS9 da Hongqi

 

Novos modelos chineses chegarão em breve à Europa

O sedan EH7, que será lançado no outono, tem uma potência máxima de 619 cv na versão de tração integral com dois motores elétricos, com um tempo de 0-100 km/h de 3,5 segundos. A autonomia está estimada em 700 km, segundo os valores oficiais WLTP. É fornecido com um sistema de carregamento rápido de 250 quilowatts.

Devido às taxas impostas pela União Europeia aos carros importados da China, a Hongqi está a decidir se assegura as taxas adicionais ou se as transfere para o cliente: “Se o imposto for implementado sem quaisquer alterações, o preço do E-HS9 aumentará cerca de 20.000 euros”, disse Alexander Bachmann, chefe de produto do importador dinamarquês Hongqi KW Bruun, à Automotive News Europe, no evento de Goodwood.

Apesar deste potencial aumento, a imposição de taxas “não altera os nossos planos, porque a estratégia é bastante clara”, conforme assegurado por Bachmann.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de akou
    akou

    Falou o instalador de routers e boxs chinesas…

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    sem a china não se teria desenvolvido o imperio capitalista do ocidente, isto já vem desde finais dos anos 80 e já em 90’s se falava da ascenção da china

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      É uma coisa chamada globalização aliado a um desejo de crescimento rápido e ganancioso por parte do Ocidente. Agora têm os frutos disso.

    2. Avatar de GM
      GM

      Isso alimentámos o monstro, e ele agora morde a mão, se não mesmo o braço. Sempre foi essa intenção. Paciência chinesa.

  3. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Eu evito ao máximo made in china se ele chegam ao poder estarmos todos os tramados….

    1. Avatar de JP
      JP

      O Pessoal ainda não entendeu que, quando a China tomar conta de tudo, a Europa afunda, e os belos empregos aqui do pessoal acaba.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      ´É mais do que evidente. Para quê mais marcas de automóveis? A Europa está cheia de carros! Chineses e para mais com aquele regime que nos trata há muito como inimigos, é que nem pensar! Deles, não quero nem um prego!

    3. Avatar de FiFilipe
      FiFilipe

      Infelizmente esta é só outra indústria que a China está a ultrapassar a Europa.
      E já não vivemos sem eles, a começar pelos telemóveis/PCs de onde estamos a escrever…
      Não será por decreto que se vai impedir isto…eles são mais baratos, mais eficientes(?), com mais capital, mais gente, e em certas indústrias estão vários passos à nossa frente.

  4. Avatar de Kush
    Kush

    Desculpem lá, esse modelo e para funerárias?

  5. Avatar de Joao Ribas
    Joao Ribas

    Uma pergunta se faz favor a quem saiba responder:

    A Europa não vendeu carros em décadas na China…e quem é que colocou lá as fábricas ?

    Reciprocidade comercial é para todos ou algum dos pseudo “iluminados” comentadores/profetas da desgraça não serão uns propagandistas da politica de “terra queimada”….Não há paciência …

  6. Avatar de Cusco
    Cusco

    Parece um bentley