iOS 18 facilita a gravação de qualquer chamada telefónica e a sua transcrição para texto

16 Comentários

O iOS 18 vem democratizar a utilização de pequenas funcionalidades que fazem falta no iPhone e que existem há anos em apps de terceiros e noutros sistemas. A ideia da Apple é trazer estas ferramentas, mas acrescentar algo. Assim, no iOS 18 o utilizador irá facilmente poder gravar qualquer chamada telefónica e ter a sua transcrição para texto.


De facto, desde o seu lançamento, em 2007, o iPhone tem evoluído muito pouco no capítulo da app Telefone. Há vários exemplos dessa passividade, como, por exemplo, o não permitir gravar as chamadas, não permitir bloquear chamadas sem número de identificação, e só muito recentemente permite que se bloqueiem os números de telefone que são SPAM ou que o utilizador simplesmente não quer atender.

Contudo, com o iOS 18, parece que a Apple finalmente percebeu que não faz sentido não haver certas opções e traz finalmente uma nova funcionalidade muito útil relacionada com o telefone: a gravação de chamadas a partir da aplicação Telefone, que pode ser transformada numa transcrição sob comando. Existe até um componente Apple Intelligence nos iPhones compatíveis.

Gravar chamadas utilizando apenas a aplicação Telefone

A App Store tem um número infinito de opções diferentes para gravar chamadas telefónicas num iPhone, mas todas elas acabam por acrescentar fricção e complicação ao processo.

No iOS 18, a Apple elimina a necessidade de uma aplicação de terceiros e a integrar a gravação de chamadas diretamente na aplicação Telefone do sistema.

Quando estiver numa chamada no iOS 18, verá uma nova opção para iniciar uma gravação. Ao premir esse botão, a pessoa com quem está a falar será imediatamente notificada de que está a ser gravada.

O ecrã da chamada mostrará uma contagem decrescente da duração da gravação e, quando estiver concluída, poderá guardar uma transcrição para consulta posterior.

Transcrições de chamadas e resumos com o Apple Intelligence

As transcrições de chamadas são guardadas na app Notas da Apple, pelo que pode guardá-las indefinidamente ou apagá-las mais tarde.

A Apple Intelligence também tem um papel a desempenhar: em dispositivos compatíveis, como o iPhone 15 Pro e Pro Max, a app Notas também fornece um resumo da transcrição com recurso a IA.

A boa notícia para os proprietários de iPhones mais antigos é que a funcionalidade básica de transcrição de chamadas não requer Apple Intelligence, pelo que não será necessário um 15 Pro para a desbloquear – apenas o resumo da transcrição utiliza IA.

As transcrições de chamadas estarão disponíveis em idiomas e territórios selecionados aquando do lançamento do iOS 18, incluindo:

  • Inglês (EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura),
  • Espanhol (EUA, México, Espanha)
  • Francês (França)
  • Alemão (Alemanha)
  • Japonês (Japão)
  • Chinês mandarim (China continental, Taiwan)
  • Cantonês (China continental, Hong Kong)
  • Português (Brasil)

Aqui a dúvida é sem a Apple irá manter o desprezo ao português de Portugal!

Ainda não disponível na versão beta do iOS 18

Espera-se que a gravação de chamadas chegue na estreia do iOS 18 no outono. Não deveremos ter de esperar até uma versão posterior .1 ou .2.

No entanto, até ao momento, com o iOS 18 developer beta 3, a funcionalidade ainda não foi adicionada ao iOS 18 beta.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Vai ser legalmente possível gravar chamadas em PT com a app nativa do telefone?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      já é legal, basta pedires consentimento para a conversa ser gravada

  2. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Colocarem a opção de “bloquear chamada anónimas” é que eu acho muito importante, pois se o cliente não quer atender números privados, deveria ter opção de os bloquear.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Funciona em portugal?

  4. Avatar de xicofdf
    xicofdf

    Pago pra ver isto funcionar na europa. Era bom demais

  5. Avatar de Raul Silva
    Raul Silva

    Deixo atenção que em Portugal é ilegal a gravação das chamadas. A única legitimidade configura, como descrino no n.º 3 do artigo 4.º da Lei n.º41/2004, de 18 de agosto, alterada pela Lei n.º 46/2012, de 29 de agosto, ao consignar que «(…) não se impede as gravações legalmente autorizadas de comunicações e dos respetivos dados de trafego, quando realizadas no âmbito de práticas lícitas, para o efeito de prova de uma transação comercial nem de qualquer outra comunicação feita no âmbito de uma relação contratual, desde que o titular dos dados tenha sido disso informado e dado o seu consentimento»

    Assim, será uma (não) funcionalidade.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      ilegal sem consentimento

  6. Avatar de Flávio
    Flávio

    Será que vai ser possível gravar todas as chamadas automaticamente tal como acontece nos Android?

  7. Avatar de xicofdf
    xicofdf

    Provavelmente vai ter de haver um “consentimento/ok” por parte da outra parte. Mas mesmo assim tenho duvidas que nao chovam logo processos. A europa só é boa a descomplicar a entrada de emigrantes, de resto tudo o que é bom proibe

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Diz o artigo : (…) Quando estiver numa chamada no iOS 18, verá uma nova opção para iniciar uma gravação. Ao premir esse botão, a pessoa com quem está a falar será imediatamente notificada de que está a ser gravada. (…)

      1. Avatar de xicofdf
        xicofdf

        Infelizmente, mesmo assim duvido que vá ser possível.

  8. Avatar de Pendr
    Pendr

    Falava-se que a APP Telefone da Google para o Android, iria ter essa opção mas parece que é só para os EUA e pouco mais. Por cá, parece que só com apps de terceiros

    1. Avatar de Anselmo Lira
      Anselmo Lira

      Na Samsung é nativo (até onde sei, já que hoje utilizo iPhone…)

      1. Avatar de Gil Moreira
        Gil Moreira

        Nos samsung’s é nativo? Como? Tenho o S23 plus e não dá…. Ou dá?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não dá.
          Depois da proibição só o WP se safou tlz pq pouco depois deixou de receber atualizações.
          Mesmo assim, com uma actualização após factory reset perdeu a funcionalidade. Fiquei lixado. Era das poucas coisas q me mantinham o WP como daily driver. Desisti e acabei por comprar um Samsung.

  9. Avatar de Anselmo Lira
    Anselmo Lira

    Corrigindo o “mas todas elas acabam por acrescentar fricção e complicação ao processo”: diferente do Android, que temo acesso via SDK ao recurso de Telefone com a possibilidade de capturar a chamada, não há possibilidade disto no iOS.

    Reza a lenda que em iPhones com jailbreak há solução funcional (eu nunca me arrisquei a fazer isso no meu, logo não sei rs).
    No caso da Apple, as ditas “soluções” são mais uma gambiarra que uma solução propriamente dita.
    A maioria esmagadora (senão todas) exigem que se ligue para um serviço de Central Telefônica, pelo qual será chamado o destinatário da ligação (sim, como no tempo dos maias terá que chamar uma central e solicitar a ela que contacte a outra pessoa ou empresa). Neste caso a gravação é feita online e precisa-se baixar o áudio, além dos custos para isso (no Android é 0800).

    No iOS 18 (e creio que é parte das iniciativas para se abrir o iOS) será possível de verdade interceptar a chamada e gerar gravação dela.

    E, sim, no Brasil é permitido gravar chamada sem solicitação formal de permissão desde que vossas senhorias estejam na chamada.