Bloco de Notas do Windows recebe novidade importante da Microsoft ao fim de 40 anos

13 Comentários

A Microsoft está a renovar muitas das suas aplicações desde que o Windows 11 chegou. Esta mudança é importante e finalmente traz algumas novidades que há muito eram esperadas. Agora, e globalmente, o Bloco de Notas do Windows 11 tem finalmente a verificação ortográfica e a respetiva correção.

Bloco Notas Microsoft Windows ortográfico

Bloco de Notas do Windows recebe novidade da Microsoft

O Bloco de Notas, o editor de texto introduzido pela primeira vez em 1983 e incluído no sistema operativo Windows e ainda é tão popular como o Microsoft Word, está a receber uma novidade. Este tem agora capacidades de verificação ortográfica e correção automática. Desta forma, quem não quiser utilizar programas de edição de texto complexos como o Word poderá continuar a usar o Bloco de Notas.

A funcionalidade de verificação ortográfica no Bloco de Notas irá exibir com destaque as palavras com erros ortográficos com um sublinhado vermelho, tal como no Word ou no Edge. Haverá uma diferença muito pequena: clicar com o botão direito do rato em qualquer palavra com um erro ortográfico não abrirá uma lista de palavras alternativas. Terá de clicar novamente na palavra sublinhada para ver esta lista.

Bloco Notas Microsoft Windows ortográfico

A decisão da Microsoft de não manter o sistema de verificação ortográfica do Word foi surpreendente. De facto, nas versões beta do Bloco de Notas, a empresa introduziu a opção de edição com o botão direito, tal como no Word. Assim, o Bloco de Notas receberá a sua atualização mais significativa e importante desde que foi concebido com o Bloco de Notas Multiferramenta em 1983.

No Bloco de Notas para Windows 11, pode desativar a verificação ortográfica, se desejar. Esta funcionalidade também pode ser feita por tipo de ficheiro: por exemplo, pode ativar a verificação ortográfica para ficheiros com extensão srt e desativá-la para ficheiros com extensão docx.

Bloco Notas Microsoft Windows ortográfico

Com esta novidade, o Bloco de Notas fica assim mais próximo do que os utilizadores necessitam. Um editor de texto simples e com capacidades importantes para poder ser usado em qualquer situação, sem que sejam exigidas capacidades de formatação de texto e outras mais complexas.

Enquanto a Microsoft se prepara para remover o WordPad do Windows 11 ainda este ano, continua a adicionar cada vez mais funcionalidades ao Bloco de Notas para Windows 11. O Bloco de Notas tem agora muitas funcionalidades interessantes, como a contagem de caracteres, o modo escuro, os separadores e integração do Copilot.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguelito
    miguelito

    Há coisas simples que se deviam manter eternamente, o bloco de notas é uma delas. Dessem-lhe outro nome não mexessem no original.

    1. Avatar de Jorge Teixeira
      Jorge Teixeira

      +1. O novo bloco de notas do W11 tá um lixo.

      1. Avatar de TdSR
        TdSR

        O W11 é um lixo.
        Prefiro o W10.

        1. Avatar de Contador
          Contador

          O W10 é um lixo .
          Prefiro o W7.

          1. Avatar de Mapril
            Mapril

            A mim quem me tira o Win 3.0 tira-me tudo

  2. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Assino por baixo.

  3. Avatar de Corrector
    Corrector

    Eu cá adaptei-me lindamente a melhor parte é que não é preciso guardar notas, agora sim serve como um bloco de notas, ele agrupa por abas como os browsers. Acabou o terror do “onde guardei aquela bota” . W11 pro está bom é preciso perder tempo a configurar como tudo o qie sai da caixa desde mb, cpu, memoria,…., mas ao menos dá ao contrario do w11 home. E.. ortografia no bloco de notas está pelo menos desde 2023. Talvez seja novidade no windows home.

    1. Avatar de Eddy
      Eddy

      Eu também gosto disso, mas não gosto de ele abrir várias abas para o mesmo ficheiro. Ficaria tão melhor se ele verificasse se já estava aberto.

      Por exemplo, quando abro um ficheiro, modifico, gravo e fecho, ele mantém e duplica nas abas caso não tenha fechado a aba primeiro antes de fechar o programa.

      1. Avatar de Corrector
        Corrector

        É, aí realmente está um ponto por conta disso já estraguei algumas coisas que não devia :/ . Desde então para fechar e guardar só com re-re-certeza.

      2. Avatar de Pedro+António
        Pedro+António

        Dá para configurar e não abrir por abas. O meu já não abre por abas.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Estragaram o bloco de notas…. Pelo menos se isso implica caracteres invisíveis. Fiz alguns programas com ele. Mas há sempre o ++. Espero.

  5. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Surpreendentemente tão simples e discreto, como útil!
    Muito bom!