Bateram-lhe no carro e fugiram? Saiba o que pode fazer

28 Comentários

Deixar o nosso carro bem estacionado e, no regresso, reparar que alguém lhe bateu é sempre um motivo para nos estragar o dia.  O que se pode fazer numa situação destas?

Bateram-lhe no carro e fugiram? Saiba o que pode fazer


Fundo de Garantia Automóvel – Para que serve?

O Fundo de Garantia Automóvel é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação.

O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Nas condições previstas na Lei o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas, ainda que o responsável seja desconhecido.

Bateram-lhe no carro e fugiram? Saiba o que pode fazer

Se o seu veículo foi embatido por outro que não conseguiu identificar, em princípio o Fundo de Garantia Automóvel não o indemnizará. A não ser que do acidente resultem também Danos Corporais significativos. Segundo a lei consideram-se danos corporais significativos a lesão corporal que determine morte ou internamento hospitalar igual ou superior a sete dias, ou incapacidade temporária absoluta por período igual ou superior a 60 dias, ou incapacidade parcial permanente igual ou superior a 15 %.

Se foi atropelado e não conseguiu identificar o veículo, o Fundo de Garantia Automóvel indemniza por Danos Corporais (onde se inclui a Morte) ainda que o acidente seja causado por um desconhecido, desde que se prove a responsabilidade do lesante

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Há mais coisas que se podem dizer sobre o FGA:
    – Os recursos do FGA são constituídos por pagamentos obrigatórios das companhias de seguros (parte do prémio de seguro pago pelos segurados do seguro automóvel) e pela recuperação de indemnizações pagas pelo FGA.
    – Em caso de acidente em que o causador do acidente ou que tem parte da responsabilidade – não tem seguro ou não é identificado – o FGA vai pagar o que o que caberia a uma companhia de seguros e depois vai exercer o direito de regresso sobre o causador do acidente (se for conhecido).

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Exatamente o que cobre o FGA: artigo 48º do Decreto-Lei n.º 291/2007 (versão em vigor)

      1. Avatar de Zé nabo
        Zé nabo

        Conheço mais de um caso em que o condutor fugir, foi feita queixa na PSP e respectivo pedido de pagamento para FGA e ninguém pagou nada… olhe que não é um nem dois.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Artigo 49.º do Decreto-Lei n.º 291/2007 (versão em vigor)
          1 – O Fundo de Garantia Automóvel garante, a satisfação das indemnizações por
          a) Danos corporais [sempre, i.é], quando o responsável seja desconhecido ou não beneficie de seguro válido e eficaz, ou for declarada a insolvência da empresa de seguros;
          b) Danos materiais, quando o responsável, sendo conhecido, não beneficie de seguro válido e eficaz;
          c) Danos materiais, quando, sendo o responsável desconhecido, deva o Fundo satisfazer uma indemnização por danos corporais significativos (…),
          Porque é que, quando o condutor fugir, o FGA só paga danos materiais se houver danos corporais significativos está bem justificado em comentários a seguir.

  2. Avatar de Clesio
    Clesio

    Ou seja, se baterem e fugirem, uma vez que não há danos corporais, o Fundo é inútil. Correto?

    1. Avatar de Marko
      Marko

      Aparentemente… Tens de ter provas físicas … Mas também é compreensível se não cada carro batido, era cada carro arranjado!

      1. Avatar de IMF
        IMF

        Se não era sempre a tentar defraudar…
        Várias contra uma parede, ou um poste e passado 2 dias deixavas estacionado em algum lugar e chamavas a polícia.

        Era uma maravilha para os azelhas

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Isso é feito na mesma, há aí malta que por 500€ se mete dentro de um carro com capacete e proteções e se manda duma ribanceira abaixo, depois trocam de lugar com o condutor e o mesmo chama as autoridades e participa ao seguro que lhe dá o valor da perda total

          1. Avatar de certo
            certo

            Alguém anda a ver muitos filmes de acção…

            Sempre houve esquemas para defraudar as seguradoras, mas tu estás a levar isto a outro nível… LOL

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Conheço casos e já estive com um desses tipos, faziam isso muito a pessoas que não queriam cumprir leasings até ao final, tipicamente ciganos

  3. Avatar de yamahia
    yamahia

    Serve sobretudo para prevenir danos causados por outro q não tenha seguro. É preciso caça-lo e arriscar-se a levar com um balázio. E…como isto anda, o melhor ficar quieto ainda podes ser preso por dar um sopapo num gajo desses.

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Uma dica, há sempre testemunhas, procurem-nas

    1. Avatar de certo
      certo

      Novamente, mas achas que hoje em dia alguém quer testemunhar seja o que for??? deu-se o acidente ninguém viu nada mesmo que aquilo tenha estado densamente cheio de gente, simplesmente as pessoas não querem andar a perder tempo em tribunais e afins por uma coisa ao qual não tem nada haver…

      Bem vindo ao século XXI…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Ficas com o contacto e elas são intimadas, não conheces o conceito? Provavelmente nunca foste a tribunal

        1. Avatar de Pedro P.
          Pedro P.

          Como se alguem fosse obrigado a partilhar contigo o nome/contacto

    2. Avatar de Zé nabo
      Zé nabo

      A minha mulher teve o azar de ter um acidente com um zuka que se lembrou de fazer inversão de marcha numa zona com DUPLO TRAÇO CONTINUO em frente a um café no centro de Miraflores… Ninguém viu nada “PS – A Explanada estava LOTADA de Gente”. Boa sorte.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Chama a polícia e identifica quem estava lá no momento e são intimados a depor

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Já chamei. Resposta do agente de autoridade, não vou identificar ninguém, só se for caso criminal, não é. Tira fotos e envia para a seguradora.

          E depois greves e subsídios de risco…

          Também jantei com um grupo de amigos onde estava uma “agente” com funções de secretaria, que dizia à boca cheia que o que mais gostava era de sair á noite para bater nos otários… E quem são os otários? Somos todos nos.

  5. Avatar de J Carlos
    J Carlos

    Caros amigos,
    Alguns estão a escrever mas como nunca tiverem um problema deste tipo estão (a assobiar para o lado) a desinformar.
    Nós quando pagamos um seguro automóvel, uma parte do valor é para o FGA. É esta entidade que paga os prejuízos quer materiais quer corporais.
    Para se lá chegar, temos de ter a matricula do causador do dano e depois teremos de efetuar um processo (através do agente de seguros) para o FGA.
    Mesmo que a Policia apareça e a outra viatura não tenha seguro, está emite simplesmente a multa referente à falta de seguro o o outro condutor terá de tratar do processo junto do FGA.
    O que o “Aves” menciona no seu ultimo paragrafo do 1º comentário está absolutamente correto.
    Quanto à questão do “Clesio”, o FGA não é inútil. Temos de ver a matricula que nos causou o dano e depois chamar a Policia.
    Relativamente ao comentário do “Marko”, as provas físicas estão na viatura ou no corpo da pessoa afetada. O FGA abre um processo de sinistro, envia peritos averiguadores que fazem uma averiguação exaustiva até encontrar o causador.
    No final o FGA paga os prejuízos aos lesados e posteriormente vai ter direito de regresso. Valor esse que é bastante superior ao valor liquidado.
    “Yamahia” este comentário é inútil. Nós lesados, não vamos atrás de ninguém. Quem trata de tudo é o FGA.
    Temos de ter toda a documentação correta e pedir para não ter um problema destes pois demora algum tempo a resolver, tempo esse superior às Companhias e se necessitarmos da viatura teremos de a arranjar à nossa custa mas só depois de o perito efetuar a peritagem numa oficina.
    Espero ter respondido a todas as questões que levantaram.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Primeiro é preciso tenhas discernimento para tirar a matrícula em tempo útil antes dele dar à sola. Depois mesmo que tenhas podes ter azar e a matrícula ser falsa

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Telemóvel, filmas tudo, até a casa do indivíduo

        1. Avatar de TiagoR
          TiagoR

          Proteção de dados sabe o que é ?!!

          1. Avatar de Jamaral
            Jamaral

            Via publica, diz-lhe alguma coisa?

          2. Avatar de nunof
            nunof

            As seguradoras aceitam fotos e vídeos de dashcams. Não podem ser usadas como prova em tribunal, mas podem ser usadas para procura de prova. Se tiveres o registo da matrícula, a polícia/peritagem da seguradora vão à morada do registo do veículo e se encontrem danos na viatura que coincidam com o acidente, atuam.

          3. Avatar de nunof
            nunof

            @Jamaral o TiagoR tem razão. Apenas as capturas autorizadas, como CCTV podem ser usadas legalmente, mesmo na via pública. Por exemplo, não podes colocar uma câmara de vigilância no perímetro da tua habitação, apontada para a via pública, sem que obtenhas autorização das autoridades competentes

    2. Avatar de certo
      certo

      Não estou a perceber???

      1º Eu não disse absolutamente relativamente ao FGA, muito menos que era inutil, nem sei tão pouco onde sonhou onde eu mensionei tal coisa…

      2º não veio esclarecer nada que não já se estivesse falado por outros aqui…

      3º numa situação destas quando ocorre, ainda nem te recompuseste e o outro já deu há sola e ninguém viu nada…

      Portanto, só perdeste o teu tempo para dizer aquilo que todos já estão fartos de saber…

  6. Avatar de PJA
    PJA

    O FGA é mais variado para o apoio em caso danos pessoais.

  7. Avatar de Fautino
    Fautino

    As seguradoras, por duas vezes me pagaram 200 euros (total 400) por riscos deixados na minha viatura (enquanto estacionada) por viaturas que passaram e se meteram em fuga! Qual o segredo? Uso de dashcam. O registo de imagens devia ser obrigatório em todos os carros!!