Tesla quer os pneus sem ar da Michelin nos seus carros elétricos?

40 Comentários

Ainda deve haver, por aí, quem não acredita na tecnologia dos pneus sem ar da Michelin, apresentada há alguns anos. Apesar de ainda não ser massivamente adotada, a Tesla parecia querê-la para os seus carros elétricos. A informação foi, entretanto, negada.

Pneus sem ar da Michelin

A Tesla estaria, alegadamente, em conversações, no sentido de equipar os seus carros elétricos com a tecnologia de pneus sem ar da Michelin. Apesar de a tecnologia ter sido apresentada há alguns anos e já estar a ser testada, não foi, ainda, introduzida num volume significativo de automóveis.

De facto, a Michelin é um dos nomes da indústria que tem procurado desenvolver, de forma robusta, bem como introduzir, pneus sem ar nos automóveis.

Segundo o Not a Tesla App, a Michelin havia confirmado que estava em conversações com a fabricante de carros elétricos, no sentido de testar os seus pneus sem ar Uptis:

A Michelin, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, confirmou recentemente numa entrevista com o seu CEO Florent Menegaux que iniciou conversações sobre o teste da sua tecnologia de pneus sem ar Uptis em veículos Tesla.

Contudo, a informação foi, entretanto, negada pela Michelin, à mesma fonte.

Apesar disso, conforme recordado pelo Electrek, a Michelin já havia testado os seus pneus sem ar no Chevy Bolt EV. Ao anunciar os testes em 2019, a fabricante disse que esperava trazer a tecnologia para os veículos de consumo até 2024.

Tesla

 

Os pneus sem ar da Michelin

Os pneus sem ar não serão uma tecnologia desconhecida dos nossos leitores. Essencialmente, estes prometem ser imunes a furos e durar uma vida.

Recordando o que vimos aqui, em 2021, os pneus sem ar reúnem várias vantagens.

Desde logo, pela sustentabilidade que lhes está associada: imunes aos furos, evitam uma larga quantidade de desperdício que resulta de pneus descartados; a sua produção exige menos matéria-prima e energia; e a Michelin estimou que durarão até três vezes mais do que um pneu convencional.

Depois, o facto de libertar o condutor de atentar a pressão dos pneus, economizando tempo e eliminando todo o desgaste prematuro causado pela deflação. E o ajuste dos raios internos, atendendo às características de desempenho desejadas.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não convence.
    Diferentes pesos e diferentes terrenos, condução agressiva, condução confort…e por aí, tudo isso pode ser afinado com maior ou menor pressão. Coisa que não está ao alcance dos pneus sem ar. Provavelmente são bons para veículos autónomos até estes terem que virar ahah

    1. Avatar de 100Tostão
      100Tostão

      Simples.

    2. Avatar de João
      João

      A mim convence. E muito. Mesmo que houvesse alguma perda, que não é o caso, eu prefiro não ter o pneu furado.

  2. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    “estes prometem ser imunes a furos e durar uma vida.”
    Uma vida? Mas não têm desgaste? Isso parece quase milagroso

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Creio que é com recurso a recauchutagem. Claro que isso tb se pode fazer num pneu convencional mas não é seguro. Eu pelo menos não confio.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Já existem soluções parecidas em dezenas de aplicações não motorizadas, lembro-me por exemplo do carrinho de bebé dos meus filhos que tinha algo semelhante e o conforto era garantido pela suspensão

        1. Avatar de AdN
          AdN

          Disse bem, não motorizadas, porque um carrinho de bebê não tem tracção nem travagem nas rodas, e a velocidade que atinge e aproximadamente 6km/h. Se experimentar ao dobro da velocidade, em passo de corrida, diga que tal lhe parece o conforto…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            a tech também não é a mesma, as coisas evoluem

      2. Avatar de JL
        JL

        Não é seguro porque não confia ? Lol

        É preferível um pneu com pressão de ar que a qualquer momento explore.

  3. Avatar de Zé

    Não estou a ver como é que duram mais, já que parece que tem +/- a mesma espessura de “piso”, sendo essa a grande medida da durabilidade dos pneus. Além de que, se calhar não podem ser recauchutados, essa coisa que os fabricantes de pneus acham uma heresia.
    Claro que se a Michelin tenta impingir, é porque é bom… para a Michelin, mas não necessariamente para os utilizadores

    1. Avatar de Adam
      Adam

      Na minha percepção, a maior duração é devido a nunca circularem abaixo da pressão recomendada…

      1. Avatar de Zé

        A pressão recomendada não existe, ou melhor, a pressão deve ser ajustada de acordo com a utilização da viatura (piso, peso….)

  4. Avatar de Jocas
    Jocas

    La está novamente a tesla querer ir por caminhos menos comuns. E que tal remover também de vez os bancos, espelhos, vidros, rodas (pode levitar, já vi num filme e eles conseguiram)….

    Mas estando a tesla envolvida acredito que não vá dar problemas nenhuns, e nem sequer vai ser o consumidor o cobaia!!!

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Duvido que seja possível, pois dado o altíssimo esforço quer em aceleração e travagem por causa do binário dos elétricos e a regeneração , os pneus não vão resistir grande coisa.
    Nos modelos a combustão sem grande potencia ainda não é viável, quanto mais nos EV em que os pneus sofrem uma carga brutal em toda e qualquer viagem.

  6. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Pelo que li algures o preço da jante/pneu andava à volta dos 1000€/pneu… o que retira muito da atratividade dessa solução.

    1. Avatar de Joao+M
      Joao+M

      Pode acabar por ser mais barato se não tiveres de trocar tantas vezes.
      Se este pneu durar 2-3 vezes mais que um pneu convencional, pode já valer o investimento dado que trocar os outros pode ficar mais caro do que trocar este 1 vez enquanto os outros trocas 2-3 no mesmo periodo. No entanto não acho que isto seja totalmente viavel para gamas mais baixas. No entanto, como já sabemos, qualidade paga-se. Uma marca branca não será o mesmo que um Michelin ou Pirelli .

  7. Avatar de TdSR
    TdSR

    O Musk é um cabeça de vento.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se não fossem as cabeças de vento ainda hoje a andava a pé….

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Ou de burro… :mrgreen:

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que ele é burro, não vê que só burros é que são milionários, e os espertos são os pobres.

          1. Avatar de bot101
            bot101

            Mas alguém lhe paga para defender a pessoa, talvez seja pura excitação homoerótica, ou….?

            Genuina curiosidade.

          2. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            Quando eu referi o “burro” não me estava a referir ao “Helio Muskardo” mas como consequência do seu comentário sobre a questão dos “cabeças de vento”…

            Abraço

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu defendi alguém ao chamar burro ? engraçado….

          4. Avatar de JL
            JL

            _RJCA_ se não a entendeu…..

          5. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            @JL pois não entendi. É o que dá responder a “iluminados”…

            Over and out…

          6. Avatar de JL
            JL

            Quem respondeu a iluminados fui eu, a conversa não era consigo.

          7. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            As minhas desculpas. Como estava no seguimento dos meus comentários, pensei que fosse comigo…

      2. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        !? Que eu saiba foi o Karl Benz quem inventou os carros e não o A-Hole do Musk

  8. Avatar de Sergio+J
    Sergio+J

    só especialistas 😀

  9. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    eu tsmbém queria acertar no euromilhoes mas é muito dificil

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Eu também mas sem jogar… 😉

  10. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Este tipo de equipamento não tinha sido inventado há uns anos para fins militares?

  11. Avatar de PJA
    PJA

    Talvez seja possível em veículos de baixa velocidade, para outros, não estou a ver. Aliás, isto não é nenhuma novidade. A minha maior crítica é não ter proteção lateral.

  12. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    A tanto tempo a ser testado e as promessas seriam para este ano, uma questão ainda não abordado foi o quanto de ruído ele transmite para o carro principalmente em carros elétricos.

  13. Avatar de AlexS
    AlexS

    Talvez o pplware queira fazer um topico.
    Deixo aqui 2 Falcon Heavy a aterrarem quase em simultaneo. Isto sim é o século XXI.

    https://x.com/StarFleetTours/status/1805741349653848284

    1. Avatar de Vítor M.

      Estava a ver uma partilha de Musk, que momento fantástico.

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Evolução é isto mesmo.
    “pneus sem ar” num veículo motorizado, isto é século XIX, vamos agora espera a que ponto chega a evolução!!
    Só espero que não seja como os óculos 3D das TVs.

  15. Avatar de Cândido
    Cândido

    A minha dúvida é se, em circulação, especialmente a grande velocidade, o pneu não provocará mais ruído para o interior do habitáculo devido a maior resistência do ar entre os raios

  16. Avatar de Zé

    Eu já conduzi vários veículos com pneus sem ar, mas de baixa potência. Acho que o mais potente só tinha 2 cv. Mas eram cavalos grandes e com muito binário.