Julian Assange, fundador do Wikileaks, já saiu em liberdade

25 Comentários

Tudo aconteceu em 2019: Julian Assange, fundador do Wikileaks foi detido em Londres, onde estava asilado há quase sete anos. Agora, Assange saiu em liberdade, depois de se declarar culpado perante o tribunal federal das Ilhas Marianas.

Julian Assange


Foi através da rede social Twitter que a polícia londrina fez saber que capturou Julian Assange, fundador da Wikileaks em 2019. Este estava na embaixada do Equador, em Londres, desde 2012. Assange fugiu para Londres para não ser extraditado para a Suécia, onde as autoridades daquele país o queriam interrogar relativamente a supostos crimes sexuais. Tal processo prescreveu entretanto.

Esta quarta-feira, Julian Assange declarou-se culpado por violar a lei de espionagem dos EUA ao divulgar documentos confidenciais. O fundador do Wikileaks partiu hoje, como “um homem livre”, do território norte-americano das Ilhas Marianas rumo à Austrália.


A juíza Ramona Villagomez Manglona referiu que…

Com esta decisão, parece que poderá sair deste tribunal como um homem livre. Espero que isto ajude a restaurar alguma paz.

A juíza aceitou o acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, segundo o qual Assange se declarou culpado de uma acusação criminal por ter violado a lei de espionagem norte-americana. No seguimento do processo, Assange aceitou renunciar ao direito de apresentar recurso e comprometeu-se também a destruir qualquer informação confidencial obtida pelo WikiLeaks.

Destaque também para o facto de Julian Assange estar acompanhado em tribunal por Kevin Rudd, antigo primeiro-ministro da Austrália e atual embaixador australiano nos Estados Unidos.

Assange estava acusado de 18 crimes de espionagem e de intrusão informática pela divulgação no portal WikiLeaks de documentos confidenciais.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ele se considerou culpado de ser jornalista nada mais essa é a verdade.

    Vamos ver se agora misteriosamente não morre de COVID ou se suicida.

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Normalmente, morre de “acidente de viação”.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Ou cai das escadas ou numa piscina.

      2. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        … ou cai de uma varanda

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      só se lhe cair em mãos algum leak da boeing

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Os Russos costumam cair das janelas ou beber um chazinho de polónio, vamos ver qual vai ser a opção para este por parte dos EUA 🙂
        Mais um jogo de sorte para a Santa Casa 🙂 🙂

    3. Avatar de Godlike
      Godlike

      Suicidado*

  2. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Para aqueles que gostam de falar do mundo livre, sem perseguições e as palhaçadas do costume, comércio livre e blablabla, sim, quem gosta de falar muito nisto são os EUA e UE, tudo isto é uma vergonha.

    Ele expôs, apenas e só, verdades.
    As fotos tiradas na prisão Iraquiana onde torturavam e humilhavam prisioneiros, eram falsas?
    Estas fotos foram como um soco nos queixos dos EUA e eles nunca o iriam perdoar.
    Acima de tudo, liberdade de expressão, desde que digas o que eu quero, claro…

    Já os denunciantes da Boeing, que se suicidam todos, tudo isto é tão normal no país das virtudes.
    Mas se tal acontecer noutro país, já é crime contra a humanidade e contra o espaço, tb..

    Se fosse um modelo da Airbus a ter os problemas que o 737 tem, a esta hora nenhum voaria sobre o espaço aéreo dos EUA.
    Quem aqui na Europa os tem no sítio para banir a Boeing enquanto isto não for esclarecido?
    Ai dele, que aparece suicidado no dia seguinte…

    A mim, a Ryanair, que só opera com Boeing 737 Max, nunca na vida me apanhará dentro de um avião deles.
    Antes prefiro ir a pé que entrar nessa porcaria…

    1. Avatar de Saiyajin
      Saiyajin

      só não publicou fotografias dos abusos sexuais que alegadamente era acusado, santificado seja ele

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Alguém, não se sabe quem, fez queixa, mas as próprias mulheres que a queixa mencionava disseram que elas não tinham feito queixa nenhuma, e que ele tinha tido relações com elas mas que não tinha sido abuso sexual nenhum, foi com consentimento delas e aparentemente nem estavam arrependidas de o ter feito com ele.
        Foi só um truque jurídico para o fazer ser preso e depois do julgamento dar em nada ser extraditado para os EUA.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Saiyajin, eu vou dizer-lhe uma coisa, fica só entre nós.
        Primeira regra de acção de um homem poderoso quando confrontado com outro do mesmo nível, é destruir-lhe a credibilidade, mesmo que não encontre nada de credível, manda mentiras.
        Mentiras ditas nos telejornais do mundo inteiro, na imprensa, na internet, ninguém resiste a isto.
        As massas não pensam, são facilmente manipuladas e vão para onde os donos querem.
        Uma mentira dita mil vezes é uma verdade…

        Não acha estranho esses abusos sexuais, não poderem ser comprovados?
        Há perícias que se podem fazer, há emails enviados, há mensagens…
        Não se arranja prova nenhuma contra ele?
        Não faz mal, pomos aqui esta pobre a dizer que foi abusada por ele e pronto, prisão perpétua nos EUA, sim, porque todos sabemos que os acusados de abusos sexuais são todos enviados para os EUA.
        Todos mesmo, até tugas acusados deste crime vai tudo para os EUA…
        Ah não? Ahh era só ele que ia?
        Que curioso…

        Vc faz me lembrar aquela americana do Ronaldo que ao fim de 9 anos é que se lembrou que tinha dores no rabo e lá se esforçou a pensar e chegou à conclusão que tinha sido o CR7…

        Nem sei como é que os EUA não pediram a deportação do Ronaldo.
        Ao fim e ao cabo somos todos iguais aos olhos da justiça, não somos? Hihihi

        Poupe-me…

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Essa cena da Boeing até dá arrepios fui ver aqui um tópico antigo do Pplware do segundo denunciante depois do primeiro morrer e tem lá comentários não sei se a brincar ou não que ele também ia morrer e foi certinho também morreu.

  3. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Os comunistas e amigos da China e da Rússia quê deles? Ordinários!

  4. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Ele que venha para o Algarve abrir um negócio que ninguem dá por ele! faz de conta que não disse nada!

  5. Avatar de Aves
    Aves

    Todos com Evan Gershkovich, jornalista ‘The Wall Street Journal’, preso na Rússia, que vai ser julgado por espionagem e pode ser condenado a 20 anos de prisão.
    A administração de Obama resistiu a acusar Assange com base no “US Espionage Act”. A de Trump acusou-o de 18 crimes com base no “US Espionage Act”. A de Biden deixou cair 17 crimes, julgou Assange numa remota ilha do pacífico com base num acordo judicial prévio e deixou-o ir em liberdade – reconhecendo que era única solução. Parabéns ao governo australiano, de onde Assange é natural e, de certo modo, à administração de Biden, por terem mantido a lucidez neste imbróglio nada edificante.

  6. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Desejo tudo de melhor a Assange mas que se proteja e que peca asilo politico na Russia, contra os psicopatas do ocidente!

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      e que faça o mesmo que fez com os EUA, denuncie verdades da admiistração russa e depois vamos ver se chega a julgamento.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        jotabê, existe uma grande diferença entre alguém que age como diz e outro que diz e uma coisa e age de outra.

        Por mim, prefiro enfrentar um inimigo declarado que um falso amigo…

        Agora tire as conclusões que quiser.
        Ou é daqueles que tb acha que os denunciantes da Boeing se suicidaram?

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          nesse caso concordo contigo, conhecer as consequências irá influenciar a minha ação.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Foi libertado, mas tendo de ser julgado nos EUA perante um juiz dos EUA parece-me óbvio que irá ser preso, e que isto será só uma artimanha para o levar para os EUA para uma vez lá já não ter como fugir.

    A menos que existam realmente movimentos reais políticos por parte da Austrália para o manter em liberdade, não terá hipótese nenhuma de não ser preso, e mesmo com esse movimentos políticos é duvidoso que consigam, só se o presidente dos EUA ou alguém com capacidade similar no governo aceitar algum acordo que permita que ele não fique preso nos EUA… e geralmente os EUA não fazem isso a menos que tenham algo a ganhar de tal tamanho que não possam ignorar… que aqui não parece ser nada óbvio existir.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não, Assange já foi julgado num tribunal nos EUA (numa ilha americana no Pacífico). O acordo judicial já estava feito e acordado com a Austrália. Assange, conforme o acordo, entrou no tribunal, deu-se como culpado de 1 crime (antes do acordo eram 18), o juiz reconheceu o acordo e mandou-o em liberdade. Acabou.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Já agora, de que “crime” se deu Assange como culpado: de obter informação confidencial e divulgá-la publicamente, que é o habitual em trabalho jornalístico. Podia ter recusado o acordo e sujeitar-se a um julgamento, mas as perspetivas não eram boas e o calvário já durava há 14 anos.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Fica a pergunta: o que terão os Australianos entregue em troca pela liberdade de Julian Assange? E porque quiseram dar a liberdade a Julian Assange? Sim, porque foi o ex-primeiro ministro da Austrália a fazer a negociação, não foi apenas um embaixador qualquer.

      Pessoalmente fico feliz se de facto Julian Assange poder finalmente ter uma vida com alguma liberdade lá na Austrália, mas fica a pergunta na mesma, porque motivo o Estado Australiano se mexeu para ajudá-lo?

  8. Avatar de PJA