Volkswagen investirá $5 mil milhões na Rivian: os VE da próxima geração estão a caminho

11 Comentários

A Volkswagen e a Rivian acabaram de anunciar que vão formar uma empresa comum, trazendo os conhecimentos de software da Rivian para os produtos da Volkswagen. A fabricante alemã poderá investir até 5 mil milhões de dólares para a Rivian conseguir fazer face ao esforço de entrega do seu próximo veículo R2.


 

Volkswagen x Rivian será uma realidade

Embora a Rivian tenha grandes reservas de dinheiro, está a gastá-las a um ritmo relativamente rápido. As finanças melhoram um pouco a cada trimestre, mas ainda há muito trabalho a fazer.

Recentemente, a empresa anunciou que iria adiar a construção da sua fábrica na Geórgia, a fim de poupar mais de 2 mil milhões de dólares a curto prazo, ajudando a reduzir a pressão sobre as suas finanças.

Agora, a empresa teve outra válvula de pressão libertada, uma vez que vai forma uma joint venture com a Volkswagen (VW) para levar o seu software para os veículos elétricos da fabricante. A VW fornecerá um capital inicial de mil milhões de dólares e potencialmente até 5 mil milhões de dólares até 2026.

Os nossos clientes beneficiam da parceria direcionada com a Rivian para criar uma arquitetura tecnológica líder. Através da nossa cooperação, vamos trazer as melhores soluções para os nossos veículos mais rapidamente e a um custo mais baixo. A parceria enquadra-se perfeitamente na nossa atual estratégia de software, nos nossos produtos e nas nossas parcerias.

Disse Oliver Blume, diretor executivo do Grupo Volkswagen.

 

O software deixará de ser um problema para a gigante alemã?

A parceria também é valiosa para a VW, uma vez que o software tem sido o seu maior problema nos últimos tempos. O anterior CEO da VW, Herbert Diess, deixou o cargo em 2022, e pensa-se que os problemas de software foram a principal razão da sua saída.

Em 2023, a VW contratou um antigo executivo da Rivian para a ajudar com o software. Deve ter gostado do que recebeu, pois as empresas estão agora a aprofundar a sua relação.

As duas empresas estabelecerão uma joint venture 50/50 em torno da “arquitetura elétrica/eletrónica da próxima geração”. Isto dará à VW acesso imediato à arquitetura de software da Rivian, que tem sido considerada como um dos principais pontos fortes da empresa.

Após a criação desta empresa comum, a VW afirma que investirá mais 4 mil milhões de dólares na Rivian, em parcelas de mil milhões de dólares em 2025 e 2026, dependendo do facto de a Rivian cumprir “determinados objetivos”.

 

Leia também:

Volkswagen afirma que o futuro é elétrico mas não deixará de produzir carros a combustão

 

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valério Valor
    Valério Valor

    Carros a pilhas europeus vs Carros a pilhas chineses vs. Carros a pilhas americanos.

    1. Avatar de Zé Pevinho
      Zé Pevinho

      Esqueceste-te dos carros a pilhas japoneses, coreanos, canadianos, ingleses, por ai fora, pois qualquer um agora pode criara um…

      1. Avatar de JL
        JL

        Os coreanos já tiveram, agora já não.

    2. Avatar de JL
      JL

      A vw não tem carros a pilhas, só a Toyota.

    3. Avatar de PJA
      PJA

      É a novela dos carros a pilhas.

    4. Avatar de Realista
      Realista

      Antes isso que:

      A minha carteira vs petrolíferas portuguesas vs petrolíferas inglesas.

      :)))

  2. Avatar de Sequeira
    Sequeira

    Boa! Já passei novamente a combustão. Recém comprado A6 3.0 TDi. Uma máquina

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Sequeira, pelo teu comentário fiquei com a sensação que tinha um VE e voltou novamente para um térmico, se assim é podia explicar o motivo que o levou novamente a sentir a necessidade de trocar?
      Só por curiosidade pois estou a pensar em comprar um VE mantendo o meu atual carro

    2. Avatar de JL
      JL

      Qual era o que tinha?

    3. Avatar de Bola na mão
      Bola na mão

      Sequeira, tinha um VE e passou para um A6 (Segmento E), então depreendo que antes tinha um Tesla Model S porque é o mesmo segmento. Não consigo acreditar que passa dum VE do mesmo segmento para um ICE (a não ser que o VE seja muito silencioso para si e queira barulho) e acha que melhorou. Isso sim um diesel é excelente se precisa de fazer muitissimos Kms diários (vendedor, distribuidor, etc) tipo 500+ frequentemente e o mais rápido possível.

    4. Avatar de PJA
      PJA

      O que você foi dizer. Esconda-se, vem ai o inquisidor… está perdido ele já chegou…