Um novo smartphone Lumia pode estar a caminho… sim, ainda em 2024

22 Comentários

Foi um dos acontecimentos no mundo dos dispositivos móveis que mais marcou o mercado. Os dispositivos Lumia tinham uma grande margem de progressão, mas…. a Microsoft não entendeu que valia o esforço e acabou com o Windows Mobile. Vendeu o hardware e acabou com o sistema operativo. Contudo, há rumores de que a HMD Global estará a preparar o lançamento de um smartphone Android baseado no design clássico do Lumia 920.


Lembra-se dos brilhantes e coloridos smartphones Lumia da Nokia? Lembra-se também dos dias em que o Windows Phone estava a prosperar com as melhores câmaras e designs de smartphones do mercado?

Claro que se lembra, mas atente que estes equipamentos não vão voltar. No entanto, parece que o design clássico do Lumia pode estar a regressar muito em breve.

 

HMD Global puxa ícone da Lumia para atrair mercado Android

Uma nova fuga de informação revelou que a HMD Global, atual proprietária das marcas e patentes de smartphones da Nokia, está a trabalhar num novo dispositivo de gama média alta, com o nome de código “Skyline”, que assume a forma de um Lumia 920 atualizado.

De acordo com a hipotética fuga de informação, o HMD Skyline contará com um ecrã FHD + AMOLED de 6,67 polegadas com leitor de impressão digital sob o display, 8 ou 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e será alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2.

O smartphone contará com uma configuração de câmara tripla na parte traseira, composta por um sensor principal de 108MP, sensor ultrawide de 8MP e lente macro de 2MP. Além disso, o equipamento vem também equipado com uma câmara frontal de 32MP para selfies.

O dispositivo será resistente à água e ao pó IP67, incluirá NFC para pagamentos sem fios e terá uma porta de áudio jack de 3,5 mm, tal como os antigos telemóveis Lumia.

Imagem do Lumia a puxar à saudade

A renderização, que escapou, revela que o telefone realmente se parecerá com um Lumia 900 modernizado para 2024, completo com um ecrã frontal total com uma moldura relativamente fina num chassi arredondado clássico que tornou a série Lumia 900 tão confortável de segurar. A fuga de informação sugere que o dispositivo estará disponível nas cores preto, azul, amarelo e rosa para combinar com a vibração original do Lumia.

Naturalmente, o dispositivo funcionará com o Android e diz-se que terá três anos de grandes atualizações do sistema operativo Android.

Em resumo:

  • Ecrã e resolução: AMOLED FHD+ 120Hz, PureDisplay HDR10+
  • SoC: SD 7s Gen 2 SoC 4nm
  • Câmaras: 108MP OIS + 8MP + 2MP / 32MP
  • RAM e armazenamento: 8GB, 12GB + 256GB
  • Sistema operativo: Android 14
  • Bateria: 4,900mAh + 33W
  • Certificados: IP67
  • Conexões: BT 5.2, NFC, FPS on Display, Stereo Speakers, PureView, etc.
  • Nome de código: HMD Tomcat
  • Preços: 256GB ≈ 440 euros

Agora, embora possa parecer um Lumia por fora, não é claro se este dispositivo será realmente marcado como um smartphone Lumia, ou se a HMD Global vai optar por dar-lhe um novo nome, dado que a Microsoft provavelmente ainda possui a marca Lumia.

O que é certo é que a ideia é trazer ao mercado aquela imagem icónica e clássica do Lumia. De facto, foi uma era que deixou saudades!

Espera-se que a HMD Global revele o Skyline no final deste ano e diz-se que custará cerca de 500 euros.

Partilhar:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    So uso lumia vou comprar, o meu 950 ainda e melhor que qualquer android on iphone. Lumia forever

    1. Avatar de David
      David

      Tens umas piadas giras!

      Contudo a MS abandonou um sistema que tinha pernas para andar mas como a MS em muitas coisas mete os pés pelas mãos e fez o que fez!
      O mesmo se passa com o Windows… um sistema operativo desenvolvido para um pc com rato e teclado!
      Já para uso verdadeiramente tablet a MS perdeu-se…

      Enfim… deixa saudades o Windows Mobile

      1. Avatar de Joaquim+Rodrigues
        Joaquim+Rodrigues

        Nos dias de hoje, quando ligo o meu Lumia 920, ainda me surpreende a facilidade de funcionamento e a qualidade das fotografias.
        A MS tem destas coisas, tanto quer, que tudo perde…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Lumia com Cuscoid?
      Dispenso…

  2. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Falta o essencial… Ter o sistema Windows. Sem isso, é só mais um telemóvel android

    1. Avatar de David
      David

      Y’a… exactamente…
      Mais um no meio de tantos…
      Pena que a Nokia tenha abandonado o seu sistema que estavam a desenvolver que depois a Samsung acho eu pegou nisso mas pouco fez como muita coisa…
      A MS como sempre deixou a meio algo… e continua com um sistema que não é prático para uso num tablet… e teimam em colocar publicidade no menu iniciar, etc…

    2. Avatar de Vítor M.

      True.

      Eu, que estive presente e a testar as primeiras versões beta do Windows Phone (https://bit.ly/3zglqmN) ainda antes de ter chegado às primeiras máquinas para o mercado mobile, tinha vindo de um longo caminho no mundo do Windows CE neste https://bit.ly/3XDjAqo e depois neste https://bit.ly/3RHMYI1.

      Era sabido que a transição pecava, primeiro, por tardia (já o iPhone vendia rios de equipamentos), e depois porque não trazia a fantástica herança do Windows Mobile (com milhares de apps e ferramentas profissionais).

      Mais tarde, ainda insisti no Windows Mobile https://bit.ly/4cF0STD onde tinha dezenas de ferramentas que programara para o dia a dia.

      Num debate na Microsoft, na altura com o responsável da MS em Portugal, salvo erro chamava-se Francisco Chaves, cheguei a perguntar “mas não vem já tarde o Windows Phone (mais tarde Windows 10 Mobile)?”.

      A resposta foi que não, que era o tempo certo. Não, não era. Era tarde. E a realidade assim o mostrou.

      Com muita pena, que adorava o Windows Phone 7/WM que, quando ficou estável, até a app do Pplware recebeu: https://bit.ly/3L5oJQh

      Este “branding” é apenas isso, um chamar o ícone para marketing… o resto já lá vai… infelizmente.

    3. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Saudades do Windows Phone. Tivesse mais apps e compatibilidades e deixava para trás muitos smartphones de topo. Lumia 535!

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Outra vez? Primeiro abandonam-nos, depois voltam para a mesma guerra?

    1. Avatar de David
      David

      Falta a BlackBerry voltar em carga com algo decente… a ver se a malta com Android acalma os cavalos…
      Mas como Android e iOS é só fotografia e redes sociais praticamente… a BB tinha de fazer algo decente…

      1. Avatar de nunof
        nunof

        Depois da TCL ter abdicado do acordo de licenciamento com a Blackberry houve notícias de outra empresa que tomou esse lugar, mas nunca mais lançaram um novo equipamento. Infelizmente, o conceito de teclados físicos nos telemóveis morreu e com muita dificuldade voltará. Os teclados virtuais são mais multifacetados. Não necessariamente melhores, mas nem sempre as melhores tecnologias vingam. Não sei se há assim tanta gente disposta a comprar um Blackberry que justifique o investimento.

  4. Avatar de cr
    cr

    Nunca será um verdadeiro Lumia, o SO não vai ser Windows.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      existiam lumias da microsoft com android

      1. Avatar de GM
        GM

        Essa série não se designava por LUMIA, mas por X (NOKIA X / NOKIA XL). Tinha um ANDROID com imagem WP (anterior ao WM10).

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Gama Média alta vai ter uma câmara apenas boazinha.
    Mas valia fazer um de gama media alta e outro de gama alta mas com potencial de tirar excelentes fotografias, mas a um preço mais baixo que a concorrência.
    A ver vamos…

  6. Avatar de mcGomes
    mcGomes

    e o que é um Lumia sem um butão dedicado a fotos e uma boa camara da zeiss? nada..
    a HMD manda fora a Nokia e a Zeiss e agora quer voltar com um Lumia, estou para ver o que vai sair dali

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vai ser um Wp com launcher windows mobile.

  7. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Deixem-se de tretas. O que não chegou a ser não volta sequer a ser. Olhem para um android puro, como o Pixel e depressa se esquecem destes projetos que morreram à nascença.

    1. Avatar de GM
      GM

      A HMD/NOKIA usam ANDROID ONE.

    2. Avatar de Zé Pevinho
      Zé Pevinho

      Sim isto é um projecto que não tem pernas para andar, ainda assim, estão a rentar a ver se enganam alguns só pela ilusão, pois vão ter uma agradável surpresa…

      Quanto a olhar para o Android puro dos pixels não é isso que vai fazer esquecer outras opções, o pixel tem de evoluir muito mais ainda está na sombra dos mais usados…

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        O que é que precisa de evoluir se tem tudo o que a google quer no android , sem bloatware ou crapware ?