Activar Ctrl+Alt+Backspace no Ubuntu 9.10

25 Comentários

Nos últimos dias tenho andado a fazer alguns testes com o novo Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) e hoje deixo aqui uma dica de fim de semana. Comecei na versão beta e agora mais alguns testes com a versão RC. Uma das “ferramentas” que um utilizador tem sempre à mão é o  Ctrl+Alt+Backspace (parecido em alguns aspectos ao Ctrl+Alt+Del do Windows), para quando o nosso sistema começa a “patinar” e lá vai disto…pressionar as três teclas e o sistema faz um restart ao servidor de ambiente gráfico (X Server).

22-10-2009 20-38-45_2

Uma vez que me fui habituando a este pequeno/grande truque, reparei que no Ubuntu 9.10 esse conjunto de teclas por omissão não fazia nada. Após algumas pesquisas no site do Ubuntu verifiquei que esta opção vinha desactiva e seria necessário activar manualmente

Ir a System->Preferences->Keyboard

Depois escolher Layouts e em seguida Layout Optinos

24-10-2009 15-44-50

Depois de entrar no menu Keyboard Layout Options escolher: Key sequence to Kill the X Server

24-10-2009 15-49-02

E está feito. É simples e sempre que o vosso sistema se “comece a portar mal”, nada melhor que um CTRL+ALT+BACKSPACE.

Continuação de bom fim de semana

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de abc
    abc

    Por acaso também testei esse comando, mas sem efeito (visto que vem desactivado por defeito).
    Muito boa dica 😉

    1. Avatar de Tiago Costa

      Pessoal, este meu post não tem muito a ver com o artigo em questão, peço desculpa, mas vou aproveitar o mesmo para colocar uma questão à comunidade Linux. Tenho uma amiga com um portátil muito limitado (Toshiba com 256mb de ram e 5gb de disco) que estava pensando ‘atirá-lo’ para o lixo, pois o xp que lá está instalado é muuuuito lento. Então eu lembrei-me que talvez com o Linux ficasse melhor. Já experimentei o Ubunto 9.10 e o Mint 7, só que continua com um ‘ar’ muito pesado. Será que alguém me pode indicar uma boa distro para lá instalar? Ou o melhor será continuar com o Windows? Ou mesmo aconselhá-la a continuar com a sua primeira intenção?

      1. Avatar de Silva Pacita
        Silva Pacita

        se a bateria estiver boa, nunca deito portáteis fora, nunca se sabe onde pondem ser uteis… 😛 aconselho a experimentares o Damn Small Limux, é uma distro muito leve, vais notar muita diferença. Se não gostares por achar “simples demais” ou “não tão bonito como o mint”, sempre podes experimentar o Debian ou o OpenSuSe mas são mais pesados…

        1. Avatar de Tiago Costa

          Obrigado, vou experimentar o damn small linux. Um outro que também já experimentei foi o Xubuntu, mas ele não reconhecia a placa de rede, por isso…
          o OpenSuse não é mais pesado que o Ubuntu ou o Mint?

          1. Avatar de João Rodrigues
            João Rodrigues

            Tiago, o tipo de linux que vais instalar é o que influência menos. O que mais ram come é sem duvida o desktop que usas (KDE, gnome, etc etc). Eu experimentei todos os desktops distribuidos com o ubuntu, (kubuntu com kde e xubuntu com xfce) e aconselho-te a usar o xubuntu. O xfce está mesmo feito a pensar nas maquinas mais fracas.

          2. Avatar de Tiago Costa

            Obrigado João, realmente já tinha essa ideia acerca do Xubuntu e acho que será essa a minha opção, apesar de já ter feito uma tentativa e ter tido problemas com o reconhecimento da placa de rede, mas penso (espero) que isso tenha sido devido a alguma má instalação da minha parte.

  2. Avatar de Hawk
    Hawk

    É um comando bem útil, pois o sistema não modifica os temas do mouse ou os ícones sem que o X seja reiniciado.

    Alguém sabe porque este comando vem desativado por padrão?

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Pelo que ouvi dizer foi por ter causado más surpresas a utilizadores principiantes… 😀

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Isso já acontece com a versão 9.04.
      Eles desabilitaram esse atalho do teclado na passagem do 8.10 para o 9.04

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        Este comentário não era para ser como resposta ao teu, mas sim para ser um novo comentário :S

      2. Avatar de Nuno José

        Desabilitar???? mais um “amigo falso”

        to Disable diz-se desligar, inabilitar, …..

        1. Avatar de Pedro Pinto

          ou desactivar…
          realmente os dicionários não gostam muito da palavra “desabilitar” 😀

          Quanto ao motivo, tb ouvi dizer que é por causa do utilizadores menos atentos, o que me parece um bocado estranho…quem anda sempre a carregar CTRL+ALT+BACKSPACE….já CTRL+ALT+DEL 🙂

        2. Avatar de Paulo39
          Paulo39

          Olha que estás errado.
          O verbo desabilitar existe na língua portuguesa.

          Citação do dicionário Houiass de Língua Portuguesa (um dos mais conceituados):
          “desabilitar: v. (1524-1585 cf. JFVascUlis) 1. t.d.bit. e pron. tornar(-se) inábil; fazer perder ou perder a habilidade 2. t.d. INF B desactivar, impedir a acção de (um dispositivo, função ou entrada de menu).”

          Devido à natureza comum, é que pode parecer que desabilitar é um estrangeirismo vindo do inglês. No entanto o verbo já existe há muito na língua portuguesa.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Eu não tou a dizer que não existe, costumo usar esse termo…eu vi no dic da priberam

          2. Avatar de Paulo39
            Paulo39

            Pedro Pinto

            foi uma resposta ao Nuno 😉

  3. Avatar de Rei-artur

    Boa dica.

    Eu também estou a testar a versão RC, mas encontrei um problema, quando fecho a tampa/monitor do portátil já não consigo retira-lo do inactivo, parece que fica encravado, para o ubuntu voltar a funcionar tenho que desligar por completo o portátil.

    alguém sabe como resolver o problema?

    1. Avatar de Silva Pacita
      Silva Pacita

      boas
      também tenho esse problema no meu portátil e não consegui encontrar solução… pode ser que reparem nisso antes de lançar a versão oficial… 😛

  4. Avatar de xtugap
    xtugap

    mas acho k ainda não saiu a versão final do ubuntu 9.10!?
    ou vocês estão se a referir a versão rc/beta
    eu acho k o ubuntu só sai dia 30 deste mês (Outubro)

    1. Avatar de xtugap
        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, isto foi feito com base na versão RC…que será basicamente parecida com a versão final…Apenas algumas afinações para a versão final

  5. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    o Htop também é um bom gestor nessas situações!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, descobri o htop noutro dia em conversa com o Pedro Simões…Muito bom !!!

  6. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    É uma chatice eles terem desactivado isso por norma porque realmente dá muito jeito!!