Análise – Panda Internet Security 2010

28 Comentários

Agradecemos à Panda Portugal as licenças disponibilizadas para esta análise.
Passando à análise , quero frisar que usei o nosso método tradicional, aplicado em todas as suites de segurança por nós analisadas. Esmiuçamos por isso o novo Panda Internet Security 2010.

A suite de segurança da Panda foi instalada numa máquina com o Windows Vista, com as respectivas actualizações em dia. Depois de vários dias de trabalho, deixamos a nossa opinião sustentada pelos resultados conseguidos. O mercado das suites de segurança está mais rico, verão mais à frente o porquê.

Panda2010

A suite:
O Panda Internet Security é constituído por Antivírus, Firewall,  Anti-Spyware, Anti-Phishing, Anti-Rootkits, Protecção de Identidade, Vacina USB Panda, Anti-Spam, Controlo Parental e Backup Online com 2GB para salvaguardar os dados mais sensíveis.

pandaIS2010_1small

O Painel Central está separado em três áreas relativas ao “status” da aplicação: protecção, manutenção e actualização. O verde a indicar se tudo está operacional e o vermelho alerta para algo fora do previsto relativamente à suite de segurança.

pandaIS2010_1small (2)

No separador Analisar podemos obter diferentes verificações, sejam elas ao sistema, ao email, entre outras opções.

pandaIS2010_1small (3)

Podemos rever neste separador os relatórios e as estatísticas simples e avançadas que a própria suite vai produzindo, informando o utilizador das acções tomadas pela mesma. Neste ponto, na minha opinião, poderiam ter aproveitado melhor este espaço, existe muita área “vazia” neste interface.

Uma situação que não me passou ao lado, foi o facto de ao eliminar os relatórios, as contagens e os valores da estatísticas não sejam reiniciados. Fica este ponto para ponderarem.

pandaIS2010_1small (4)

Na Quarentena, onde são encaminhados todos os ficheiros maliciosos que se encontram no sistema ou na navegação pela web, quando eliminei os vírus em quarentena, a contagem total não foi eliminada também.

pandaIS2010_1small (8)

Na secção Serviços estão centralizados todo os suportes técnicos disponibilizados pela Panda. Nestes serviços está incluída a função de criar um disco de recuperação: é uma função que devem ter em conta.

pandaIS2010_1small (7)

A protecção parental apresentada por este filtro é fenomenal, testei o filtro para “adolescentes” e todos os sites que experimentei foram bloqueados, mas peca pela falta de organização ao criá-lo, como também se mostra um pouco intrusivo, pois cada vez que abro o browser ele insiste em pedir a senha mesmo sendo o Supervisor a criá-la. É um ponto que a meu ver pode ser melhorado. Não faz sentido o educando ter conhecimento que fora criado um filtro.

Uma questão: Como Supervisor poderei eliminar este filtro (criado por mim)? Não o consegui apagar, mas pode-me ter escapado algo, estranho!!!

pandaIS2010_1small (6)

Nesta parâmetro, foi testado o filtro da navegação, que teve como objectivo auxiliar na prevenção de vírus enquanto navegamos. O resultado foi muito satisfatório.

Firewall

Não fiz nenhum teste exaustivo à mesma, mas pelo tempo de teste despendido, passou despercebida e pouco intrusiva, apresentando pop-ups apenas quando necessário.

Análise
  • Setup – 83MB
  • Espaço Ocupado – 249MB
  • Tempo de Instalação – 4 minutos
  • Sugestão: facilitar a instalação inicial da suite, pareceu-me um pouco desorganizada
Requisitos
  • Processador – 300Mhz
  • Espaço em disco – 265MB
  • RAM – 1GB
  • Sistemas Operativos – XP/Vista [ainda em fase beta para o Windows 7, visto este ainda não ter sido distribuído ao púbico em geral]
PC
  • Partição – 78,1GB
  • Espaço Livre – 48,9GB
  • Core 2 Duo E6600 2.4Ghz
  • 2GB RAM
  • Windows Vista Ultimate
Sistema sem Panda Internet Security 2010
  • Processos – 43
  • RAM – 540MB
  • CPU – 3%
  • PM – 27%
Sistema com Panda Internet Security 2010 (Standby)
  • Processos – 61
  • RAM – 714MB
  • CPU – 4%
  • PM – 34%
Verificação à partição (Scan Normal)
  • Processos – 62
  • RAM – 854MB
  • CPU – 30%
  • PM – 41%
  • Tempo – 15 minutos
Gestor de tarefas
  • Processos – 12
  • Serviços – 8
Verificação Viral

Foi colocada uma pasta com 3030 Vírus, Trojans, Backdoors, Dialers,  Spywares, Adwares entre muitos outros da mesma família. Ao fazer verificação da mesma, coloquei o Panda sem protecção em tempo real, pois o objectivo seria fazer um teste à pasta através do chamado scan on-demand, ou seja verificação manual, ao que obtive em 26 minutos, o total de 3030 ficheiros analisados, sendo que 1656 foram detectados como ficheiros infectados.

Cheguei então à conclusão que apenas foram detectadas 55% das amostras de vírus colocadas na pasta. Penso que pelo consumo exigido pelo Panda IS 2010 este resultado ficou um pouco aquém das minhas expectativas.

Conclusões

Em geral o Panda Internet Security 2010 faz aquilo que promete, peca por exigir um pouco do computador quando este se encontra em verificação, logo é totalmente desaconselhado a máquinas com menos de 1GB de RAM, conforme se verifica na diferença nos três comparativos. Quanto ao seu design poderia estar mais sólido e desenvolvido, devido ao desperdício de espaço, na minha opinião.

O produto que testamos, o Panda IS 2010 ainda não usufrui da compatibilidade com o Windows 7.

OBS: Os valores apresentados no teste, são valor médios, podendo assim variar de computador para computador. A análise foi efectuada com as definições do Panda IS 2010 no máximo.

Fica a nossa análise, deixando este produto muito bem cotado. Há, como em todas as suites, aspectos menos bons passiveis de melhorias. Em relação a suites anteriores, a Panda teve um cuidado adicional em termos de recursos utilizados. A relação preço qualidade, está muito competitiva ficando por isso o mercado mais rico na oferta dentro das suites de segurança.

Licença: Shareware – [1 ano/1 licença – 39,95€]
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: Panda Internet Security 2010 [83MB]
Homepage: Panda Security

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Canelas
    Canelas

    Seria possivel uma analise ao Kaspersky Internet security 2010?

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Por um minuto 😀 (pergunta duplicada)

    2. Avatar de Fábio Palma

      Por acaso estava-me a perguntar, qual seria a próxima vitima.

      Já que foste o primeiro, vou seguir o teu conselho.

      Agradecia que me dessem o feedback desta análise, afim de puder melhora-la no futuro.

  2. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Gostei! Post bastante completo e informativo..
    Continuação de um óptimo trabalho, e já agora, já testavas o KIS2010 😀

  3. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Eu sempre ouvi falar muito mal do Panda… A questão é: será que esta nova versão contraria as tendências???

    1. Avatar de Fábio Palma

      Pelos os últimos estudos e análises e testes penso que tem contrariado a sua descendência. Mas todos têm o seu lado positivo e negativo.

  4. Avatar de Weasel
    Weasel

    Gostava de ver algo do género ao COMODO CIS que é o meu AV+Firewall de eleição

  5. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Fogo, este Panda consome até dizer chega que até mete pena. Deviam fazer como à Symantec e refazer o programa, porque realmente é uma boa aplicação, fora os recursos que usa.
    Aproveita e faz também uma review ao Norton 2010. Continua a ser bom e leve, mas falha em pequenos defeitos (que o utilizador comum nem reconheceria).

  6. Avatar de Ti@go
    Ti@go

    Legal,é uma boa suite,porem bastante pesado…
    Atualmente estou usando o Eset Smart Security 4(suite do NOD32)e estou gostando,é mto bom,leve e rapido…

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Acho a firewall um bocado fraca.

      1. Avatar de Fábio Palma

        Fraca em que sentindo? Para o teu estilo de navegação?

        1. Avatar de Canelas
          Canelas

          Digamos que não protege a maioria das vezes. A da Outpost é melhor. Já usei esta suite mas cm não se dava bem cm o Vista optei por usar o nod32.

          1. Avatar de Fábio Palma

            Bem quando a isso, a mim não acontece, usei a ESS 4 em update test mode, isso quer dizer que temos acesso ás actualizações dos módulos em primeiro lugar, e depois é que se tudo correr bem, vai para a actualização normal. E a firewall sempre demonstrou estar disponível sempre que algo de “estranho” acontecesse no sistema.

            Quanto à Outpost sim é uma das melhores firewall’s que desempenha um papel fantástico com o NOD32, mas nunca poderás comprar com a do NOD32, pois cada empresa tem a sua estratégia e arquitectura do seu software. De referir que a Outpost tem mais tempo de mercado que a própria suite do NOD32.

            Posso também dar um exemplo recente; O NOD32 sempre ganhou prémios devido ao seu motor de AV, recentemente decidiram criar de raiz um suite, ora nem tudo se transforma de um dia para o outro, para não falar que é feito em assembly, um linguagem bastante complexa e difícil pelo que li. Mas também podemos ver as coisas ao contrario, no caso da COMODO, tem uma firewall fantástica sem o Defense+, mas recentemente incluíram o seu próprio motor de AV, ou seja ainda está muito verde, mas equiparando as coisas nunca foi o seu forte.

            Espero que percebas o meu testamento.

  7. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    “A relação preço qualidade, está muito competitiva ficando por isso o mercado mais rico na oferta dentro das suites de segurança”

    ??????

    Percebi eu que deixou escapar metade dos virus????

    José Simões

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 atenção que esses testes de stress são aplicados academicamente.

      Era o caos se as máquinas estivessem assim contaminadas.

      Provavelmente, num leque minúsculo, que será a realidade dos nossos computadores, ele não falha um.

      1. Avatar de Jose Simoes
        Jose Simoes

        “Provavelmente, num leque minúsculo, que será a realidade dos nosso computadores, ele não falha um”.

        Lamento, mas essa frase parece-me um absurdo.

        Não vejo nenhuma razão para pensar que vai detectar quase de certeza um qualquer vírus, quando falha 50% na detecção de um conjunto de vírus.

        O tamanho da amostra não irá influenciar a percentagem por aí além.

        José Simões

        1. Avatar de Vítor M.

          hehehe estava ser um bocadinho lírico 😀 não repaste?

          1. Avatar de Jose Simoes
            Jose Simoes

            “hehehe estava ser um bocadinho lírico 😀 não repaste?”

            Não se brinca assim. Nem toda a gente que lê isto tem formação superior em estatística e segurança informática.

            Faz parecer que um anti-vírus que falha 50% tem algum argumento que justifica o seu uso.

            José Simões

      2. Avatar de Newtomic

        Ou falha em 90% dos casos por exemplo… hek!
        O Panda já à muito que é um mau AV e só não vê isso quem não quer!

  8. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    Espero que o Panda tenha melhorado, é que a versão de 2005 nem me deixava utilizar o computador de tão pesada que era.

    Não sou de comprar antivírus (ou outro software qualquer) mas estou a pensar em comprar o BitDefender que é bom no geral, e por 9,99€ (na The Phone House) recebo 3 licenças e 2 anos de actualizações.

    Vendo que o preço deste antivírus costuma rondar os 50-70€ acho que compensa muito! E como não preciso das outras 2 licenças, vendo-as, recupero o dinheiro e fico com mais um software legal 😀

  9. Avatar de Wagnon Sousa

    Uso kaspersky 2010 e gostaria de ver uma análise dessas com ele.

  10. Avatar de Hugo Cura

    Muito interessante. Fiquei pasmo e estupefacto foi com os 18 processos e cerca de 170MB adicionais no sistema :-O descomunal…

  11. Avatar de UKN
    UKN

    Boa análise.

    Mas … Panda, Norton, McAfees foram banidos de casa e de recomendações comerciais.

    O Panda cheguei a usá-lo à não muito tempo com os pcs da universidade e não apanhava 1 … os pcs andavam todos infectados. Tanto mais que muito rcenetemente mudaram para o McAfee (que para mim é outra peste a ser abatida).

    Depois temos os recursos … comparados com a concorrência … isso parece mais um bloatware que outra coisa.

    O Avira é o oposto deste, mesmo a versão gratuíta …

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Foi o pior AV que já usei.

  12. Avatar de jorge
    jorge

    para mim o unico contra é o tamanho

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Detecta 55% das ameaças e ainda dizes que fica bem contado?

  14. Avatar de Rolando
    Rolando

    eu aqui á um tempo quando comprei o computar(em 2007) * com o computador vinha o ANTIVIRUS panda antivirus + firewall 2007 mas depois perdio!
    finalmente andava devolta de uns cds e encontreio mas quando insiro o cd nao da pa instalar pq nao e compativel com o meu windows! oque devo fazer se alguem me poder ajudar?!?!
    agradecia

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Boas,

      O que tens a fazer é o download de uma qq antivirus freeware que por ai andam, aqui já tem falado de boas soluçoes freeware. Por outro lado, o antivirus que ai tens já não deve ter licença valida o que o torma só por si inutil.

      Cumpts