Exaile 0.3.0

9 Comentários

O Exaile chegou para se intrometer na briga da já longa lista de players de áudio disponíveis para Linux. Há quem diga que é o Amarok em GTK+. Chegado agora à versão 0.3, o Exaile está de facto cada vez mais próximo daquele que é considerado por muitos como o melhor gestor de música em Linux.

Exaile 0.3

Com uma interface simples, escrita em Python, o Exaile é uma aplicação bastante leve mas recheada de funções. Segundo o autor, esta versão representa um renascer: todo o código do Exaile foi re-escrito de raiz, o que possibilitará uma evolução mais eficaz. No entanto, algumas das funções presentes nas versões 0.2.x ainda não foram totalmente implementadas.

O Exaile conta com variadíssimas funções, entre as quais destacamos a pesquisa automática de capas de álbuns e letras de músicas, a organização por separadores, a possibilidade de criar filtros e smart playlists, o suporte a rádios online, entre muitas outras coisas.

Exaile - Context Panel

O Exaile 0.3 traz ainda mais novidades, como, por exemplo, o suporte a reprodução sem pausas (gapless) e o menu de contexto visível na imagem acima. Para instalar em Ubuntu Linux, adicione um dos seguintes repositórios:

deb http://ppa.launchpad.net/exaile-devel/ubuntu karmic main
deb http://ppa.launchpad.net/exaile-devel/ubuntu jaunty main

E adicione a respectiva chave de autenticação:

sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 43CBFCC0

Em seguida, instale-o como habitualmente:

sudo apt-get update
sudo apt-get install exaile

Para o menu de contexto que referi acima, deverá também adicionar o repositório da equipa Webkit e instalar então o respectivo plugin:

sudo apt-get update
sudo apt-get install exaile-plugin-contextinfo

No menu Preferences poderá activar este e outros plugins, como o de integração com o sistema de notificações do Ubuntu.

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: Linux
Homepage: Exaile

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Bernardino

    Bom artigo Ricardo,

    Eu já usei o Exaile no seu início de vida, mas entretanto como tinha alguns crashes frequentes e o Rythmbox integrava-se melhor com o Gnome, fiquei com o Rythmbox (antes do Exaile ainda usei o Listen (O meu primeiro artigo!!! :D) e depois o Amarok, mas o facto de ser KDE também não era o que eu procurava).

    Como é que está a nível de estabilidade agora? Posso experimentar que não me arrependo? 😀

    1. Avatar de Rui Oliveira

      O Exaile já desde há muito tempo é estável e acima de tudo relativamente modesto nos recursos 🙂

      Aconselho-te a experimentar, embora não use muito media players do estilo do listen ou amarok, o exaile foi sempre o meu favorito, até para correr em máquinas não muito recentes.

      Actualmente uso o audacious

      De qualquer forma, excelente aplicação e artigo 😉

      1. Avatar de Qualquer
        Qualquer

        A verdade é que existem tantos players que uma pessoa às vezes nem sabe qual escolher. Se já o Amarok, Rhythmbox, Banshee e Exaile me faziam confusão quanto mais após ler esta secção de comentário e deparar-me com o Audacious.

        Demasiada escolha.

  2. Avatar de gocho
    gocho

    Uso, abuso e recomendo 🙂

  3. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Também uso desde que o conheci.
    Gosto imenso do Amarok, mas a verdade é que o Amarok não se integra tão bem no Gnome como o Exaile.
    Excelente player! Faltam-lhe umas coisinhas, mas o projecto ainda está no início.

  4. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    muito bom;)
    usei durante bastante tempo, mas acabei por o substituir pelo audacious.

    cumps

  5. Avatar de prom

    Já o uso há bastante tempo e recomendo 😀 Troquei o banshee por ele. Bem mais leve. Usem.

  6. Avatar de Ricardo Ferreira

    Já usei, há algum tempo, e voltei a experimentar agora esta nova versão. Confesso que esperava mais. Bom, tendo em conta que foi totalmente re-escrito, que este é um novo começo, em breve poderá começar a surpreender… Até lá, continuo com o Banshee. 😀

  7. Avatar de ElDeablo

    Uso e aprovo, já testei essa versão e esta faltando o equalizador, vou esperar até que os devs possam disponibiliza-lo com esse item que pra mim, é um dos pontos altos do player, equanto isso fico com a versão 0.2.14, super satisfeito aqui! 🙂