SpeedyFox 1.0 – Firefox com Turbo!

47 Comentários

O Firefox é sem sombra de dúvida o mais popular e modular browser da actualidade. Padece desse problema, a popularidade traz-lhe enormes encargos e as últimas versões, embora tenham sido talhadas para trazer mais performance, ainda são lentas em alguns pontos do seu funcionamento.

Para vos dar um exemplo, o Firefox é o browser mais lento na abertura, existem problemas conhecidos e devidamente identificados que são os culpados deste atraso. Mas haverá algo que resolva este problema?


Existem algumas manobras que podemos fazer. Está devidamente identificado que o Firefox tem sérios problemas de fragmentação do perfil activo de utilizador. Este perfil quanto mais informação guardar mais o nível de fragmentação se acentua, fazendo com que o Firefox demore substancialmente mais a carregar todos os fragmentos de um todo.

Esta ferramenta ajuda a:

  • Turbinar o arranque do Firefox tornando-o até 3 vezes mais rápido!
  • Aumentar a disponibilidade de visualização do histórico de navegação
  • Melhorar a utilização dos cookies pelo browser

Quando executa esta ferramenta, que não terá qualquer efeito nocivo nos seus favoritos ou nas passwords gravadas, terá a sensação de browser acabado de instalar. Verá um arranque mais rápido e as acções fluem melhor. Experimente!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: SpeedyFox 1.0 [1.48MB]
Homepage: CristalIdea

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de adot
    adot

    Confirmo….fica muito rápido sem dúvida! obrigado.

    1. Avatar de LEONDENIZ
      LEONDENIZ

      Realmente, arrancou muito rapido.
      podem experimentar.

  2. Avatar de HumorDesenhado.com

    Quando chegar a casa vai ser a primeira coisa a fazer quando ligar o computador! Às vezes tenho de ligar o FF e ir fazer qq coisa enquanto aquilo arranca! Mas mesmo assim, nunca desisti do FF.

    Espero que isto resolva alguma coisa.

    1. Avatar de HumorDesenhado.com

      Confirma-se! 🙂 Ficou relativamente mais rápido a arrancar.
      Obrigado!

  3. Avatar de viperbruno

    Era aquilo que me faltava na minha caneta usb.

    Ate podia passar sem o pplware, mas não era a mesma coisa.

  4. Avatar de chicosoft

    incrível, era um dos meus problemas, ficar a olhar para o pc minutos a fio á espera que o browser abrisse.. Agora é instantaneo… muito bom mesmo..

  5. Avatar de JDP
    JDP

    Excelente dica.

  6. Avatar de Sub-Solo.org

    Rapido? Rapidissimo! Fico muito muito mais rápido incrivel!

    Obrigado!

  7. Avatar de me and me
    me and me

    alguma coisa parecida para Mac OS X?

    abraço

  8. Avatar de me and me
    me and me

    alguma coisa parecida para Mac OS X?

    abraços

  9. Avatar de Erro
    Erro

    “failed to open the profile, please close all firefox instances before”

    Dá-me sempre este erro :S

    (com o firefox fechado, e o processo firefox.exe terminado)

  10. Avatar de Cromo
    Cromo

    Quando chegar a casa é a segunda coisa que vou fazer, a primeira vai ser abrir o browser.. :b

    Mais uma vez obrigado pplware!

    Cromo

  11. Avatar de aalmeida
    aalmeida

    Boas…bem o meu FF não era a lentidão em pessoa a arrancar, pois eu tenho a fazer limpezas de cookies e de coisas que não interessam, assim o bicho nao se torna mais lento a arrancar…

    contudo notei alguma diferença, antes demorava prai 2 segundos na primeira vez que abri-se o FF mas agora é instantaneo…

    cumps

  12. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    linux…. 🙁

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Este programa não faz mais do que desfragmentar a base de dados do firefox.

      Quem tem linux procure “defrag firefox sql” no google e encontra como fazer isto para qualquer plataforma e como imaginas em linux é só fazer o download de um programita “sqllite” e colar dois comandos e já está.

  13. Avatar de Cassio
    Cassio

    Tb me da o mesmo erro mesmo com o processo fechado :-S

  14. Avatar de sms.bizoki.com

    Mesmo sendo lento na abertura prefiro o firefox, pois dispõe de imensas extensões e eu como webdesigner dá-me imenso jeito pois existem milhentas extensões para os webdesigners, tais como o firebug, yslow entre muitas outras.

    Cumprimentos
    Pedro Alfaiate

  15. Avatar de A friend
    A friend

    Veio mesmo a calhar.. o meu Firefox tem andado meio maluco ultimamente.. especialmente a carregar paginas com muitos codigos JAVA… parece que quer abrir as paginas tão rápido que as paginas ficam com erro e os menus desajustados, só fazendo um refresh é que fica normalizado…

    Se alguem se identificar com este problema que me diga, sff… para ver se não é algo que tenha a provocar isto, como por ex, um addon…

  16. Avatar de A friend
    A friend

    Para Linux e Mac users provavelmente só precisam de pequenos ajustes no “about:config”, para ter alguns ganhos…e há na Internet imensa informação sobre isso…

    Pelo que percebi esta aplicação melhora a desfragmentação criada pelo Firefox que o faz diminuir o desempenho de abertura… uma das vantagens dos sistemas UNIX é que sofrem menos com a desfragmentação.

    No Linux, quem usar a formatação “ext4” vai notar ganhos significativos na abertura das aplicações, comparado ao “ext3”.

  17. Avatar de César Couto

    “Lento na abertura” é um elogio, quase que consigo abrir o Photoshop CS4 mais rápido que o Firefox hehehe. Google Chrome! :p

  18. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    nas ultimas semanas resolvi dar uma oportunidade ao epiphany, e realmente tenho a dizer q me tem surpreendido imenso.

    é muitissimo mais rapido em todos os aspectos. tanto em termos de performance, como de velocidade de navegaçao. é carregar enter e numa fracçao de segundos a maior parte das paginas abre logo. nao sei se volto à raposa.(sebem q este é baseado nela)

    cumps

  19. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Para acelerar o Firefox podem efectuar isto em todos os sistemas pois é efectuado directamente no browser:

    Make Firefox Faster by Vacuuming Your Database – http://lifehacker.com/5344418/make-firefox-faster-by-vacuuming-your-database

  20. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Eu tenho instalado o Firefox Portable. A minha questao é se funciona assim??

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      se é portable n esta instalado:P

      1. Avatar de diogoj95
        diogoj95

        hummmm….. pois, tens razao…

  21. Avatar de Marco Lopes

    NÃO FUNCIONA em Firefox Portable, o que é uma pena… Uma grande falha da aplicação. Estou realmente saturado da lentidão do arranque…

    1. Avatar de diogoj95
      diogoj95

      ok, obrigado

    2. Avatar de A friend
      A friend

      A solução era arranjar forma de alterar o “path” do programa para ir buscar a pasta onde ficam armazenados os profiles do Firefox Portable…

      Nada como fazerem pedidos nos forums do programa para integrarem isso…

      Tentei ver se arranjava solução provisória mas ele não tem ficheiros de configuração, só tem o executavel. Provavelmente a solução provisória é alterar o caminho directamente no registry mas essas soluções não valem a pena o risco…

      1. Avatar de J Bo

        Support of portable version of Firefox will be released soon (one week). SpeedyFox rocks it!

  22. Avatar de Marco Lopes

    A DICA do Paulo Pereira (Make Firefox Faster by Vacuuming Your Database – http://lifehacker.com/5344418/make-firefox-faster-by-vacuuming-your-database) é uma EXCELENTE alternativa…

    Aliás, alguma coisa me diz que o SpeedyFOX nada mais faz do que isto… apenas de uma forma “automatizada”.

    * Open the Error Console: Tools menu/Error Console
    * In the Code text box paste this (it’s a single line):

    Components.classes[“@mozilla.org/browser/nav-history-service;1”].getService(Components.interfaces.nsPIPlacesDatabase).DBConnection.executeSimpleSQL(“VACUUM”);

    * Press Evaluate. All the UI will freeze for a few seconds while databases are VACUUMed

    1. Avatar de diogoj95
      diogoj95

      concordo contigo

  23. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pena não funcionar com o FF Portable, pelo menos aqui no trabalho não me detectou nenhum prefile do FF. Tenho de testar em casa com a versão non-portable para ver se funciona bem.

    1. Avatar de avlisrotiv
      avlisrotiv

      Faz com o tal “non portable” e copia os ficheiros que “ele optimiza” desse para o “ui portable”

  24. Avatar de Olly
    Olly

    Ou é de mim ou não consigo notar diferença :S

  25. Avatar de Kayn
    Kayn

    meh.

    Ficou rigorosamente na mesma.
    Consigo abrir umas 3 janelas do Chrome e abrir um site numa delas enquanto o pc tenta abrir 1 janela do FF.
    Ainda não foi desta que me tiraram o Chrome, ao qual dou preferência pela velocidade dele.

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Mas isso não é mesmo nada normal… e não acredito que seja o problema do Firefox 3.5… pode ser algo errado no computador ou configurações

      Eu tenho o Safari, Chrome e Firefox e abrem os 3 de igual forma, até mesmo o Internet Explorer abre rápido…

      Alias, no Firefox chego ao cumulo de guardar as ultimas paginas que visito em tabs, chegam a ser 8 paginas e ele mantem a mesma velocidade de abertura como se fosse um tab apenas…

    2. Avatar de avlisrotiv
      avlisrotiv

      Tb não senti diferença.. fechei tudo, cclearne, o turbo e esta na mesma…

      Não acelerou ou optimou nada que possa ser visto, pelo menos a mim

    3. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Se não notas melhorias e continua a ser lento então tens duas hipóteses:
      1- Desactivar as extensões todas e testar a velocidade. Depois activar uma a uma e verificar quais são de deixar de utilizar.
      Sim o FF tem muitas extensões mas metade delas são lixo, mal codificadas, não actualizadas e só provocam problemas: um sistema é tão forte como a sua parte mais fraca!
      2- Desinstalar completamente eliminando o perfil, reiniciar. Optimizar o disco duro. Voltar a instalar a versão mais recente.
      Provavelmente apanhaste alguma zona do disco impossível de aturar (e assim resolve-se à bomba!)
      E para todos os adeptos do DD.. esta versão 3.5.x tem sido um fiasco!

  26. Avatar de Jaca
    Jaca

    Ahhh, e eu que li “SpeedyOO 1.0 – OpenOffice com Turbo!
    Just Dreaming …

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Acorda:
      Speed up Open Office
      http://www.ghacks.net/2007/08/18/speed-up-open-office/

      Isto apesar do meu não ser lento antes, mas com o afinamento da memória fica muito mais rápido! E podem também desactivar o ambiente JAVA

      How to make OpenOffice run faster in Ubuntu
      http://www.zolved.com/synapse/view_content/28209/How_to_make_OpenOffice_run_faster_in_Ubuntu

      E ainda encontras mais
      http://www.google.com/search?q=Speed+OpenOffice

  27. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    Uau!

    Realmente não funcionou comigo. Não notei diferença nenhuma, aliás, o FF até ficou mais lento. õ_Ô

    🙁

  28. Avatar de Júlio Mariano Pereira de Souza
    Júlio Mariano Pereira de Souza

    A versão 1.2 não funcionava pra mim. Mas agora a 1.3 funcionou beleza!