Mac OS X Snow Leopard à lupa!

60 Comentários

Como já devem ter reparado, sou o mais recente editor do Pplware para assuntos Apple.

Vou estar convosco assiduamente dando feedback deste crescente mundo tecnológico que dá pelo nome MAC. Assim sendo e porque foi muito interessante o resultado dos primeiros posts que lancei aqui, apresento a minha base de trabalho, o Snow Leopard à lupa. Espero que gostem.

O Snow Leopard sucede ao Leopard na linha de sistemas operativos da Apple. Tal como podemos ver no site oficial da Apple, o Snow Leopard não é o reinventar mas sim o refinar dos sistemas operativos.

Uma das qualidades que salta logo à vista é a melhoria na performance do Mac com maior rapidez na execução de aplicações, no startup e no shutdown, … É notória a melhoria na performance em relação ao Leopard.

O suporte a 64 bits é uma das razões da melhoria da performance do todo o sistema. Além disso, o suporte a 64 bits permite um aumento de memória suportada para 16 mil milhões de gigabytes ou 16 exabytes.

Outro dos óptimos aspectos que este Snow Leopard contém a totalmente redesenhada dock e exposé. Para quem não sabe, a dock é o conjunto de ícones presentes numa “bandeja” presente no ecrã dos sistemas operativos Mac.

E o exposé é uma forma de o utilizador ver num único ecrã todas janelas abertas.

Uma das grandes novidades desta dock é melhor apresentação dos stacks, uma espécie de vista de pasta sem ter que a “abrir” numa janela. Nestes novos stacks é possível navegar por várias pastas e fazer scroll numa pasta que contenha vários itens, algo que não era possível na dock do Leopard. Na minha opinião, esta é uma melhoria bastante útil pois permite-nos navegar através de várias pastas sem abrir uma única janela nova.

Além da dock, o exposé também sofreu várias alterações drásticas, para melhor é claro! No Leopard, quando abríamos o exposé, todas as janelas apareciam de uma forma desorganizada acabando por desorganizar o nosso trabalho. No novo exposé do Snow Leopard, todas as janelas aparecem organizadas por uma grelha com o respectivo nome da janela por baixo. Veja uma comparação entre o exposé do Snow Leopard e o exposé do Leopard, respectivamente.

Mas o novo exposé vai ainda mais longe permitindo-nos outra opção que considero fenomenal. Ao clicarmos sobre o ícone de uma aplicação na dock durante 2 segundos, o exposé abre-se mas mostrando apenas as janelas da aplicação sobre a qual clicamos na dock. Este função é útil, por exemplo, quando temos várias janelas do Firefox abertas e apenas queremos ver essas janelas e não todas as outras abertas.

Estas melhorias na dock e exposé trazem vários benefícios ao nível da produtividade no seu Mac pois permite-lhe rapidez e organização nas suas tarefas.

Outras das implementações no Snow Leopard é o Quick Time X, muito esperado há algum tempo. Esta nova versão do Quick Time tem uma nova interface completamente diferente da anterior onde a janela do Quick Time é o vídeo, não desperdiçando espaço no ecrã. Além da modificação das interface gráfica, este novo Quick Time X contém várias novas funções bastante úteis como gravação de vídeo, áudio e do ecrã. Mais à frente verá um pequeno vídeo feito com esta última opção. E, para complementar estas funções, é-nos permitido o upload directo para o YouTube do nosso vídeo.

Existem outras melhorias como a integração do OpenCL, a nova geração de gráficos e suporte para Microsoft Exchange.

Os requisitos mínimos para o Snow Leopard são:

  • Processador Intel
  • 5 Gb de espaço livre
  • 1 Gb de memoria RAM

Os utilizadores do Leopard poderão fazer o update para o Snow Leopard por um pequeno preço enquanto que os utilizadores do Tiger pagarão uma quantia maior para o update.

Agora só nos resta esperar por Setembro, data de lançamento oficial do Mac OS X Snow Leopard.

Fiquem com um pequeno vídeo gravado rapidamente no Quick Time X a mostrar um pouco do Snow Leopard.

Homepage: Mac OS X Leopard Snow

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Primax
    Primax

    Update de pequeno preço entende-se quanto?

    Se possível falar em programas para manutenção para Mac OSX também sff.

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Boas!

      O update de Leopard para o Snow Leopard anda à volta dos 20 e 30€.

      Fica atento aos próximos posts, verás softwares para manutenção do sistema. 😉

    2. Avatar de lf
      lf

      No caso de aquirires um mac nas proxias semanas apenas sao pagas as despesas de envio.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        tá no site .. a partir de junho de 2009 e até ao lançamento do snow leopard podes adquiri-lo por 9 dollars

    3. Avatar de A friend
      A friend

      29 Dolares, e possivelmente na europa será 29 Euros 😉

    4. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      29$ nos EUA, acho.

  2. Avatar de r.santos
    r.santos

    Offtopic: Vítor, viste o email que te enviei ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Olá Ricardo.

      Vi mesmo agora, vou tratar dele. Obrigado pelo artigo.

  3. Avatar de João Silas
  4. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Na minha humilde opinião, a nível de funcionalidades não vejo nada que justifique os $29… Só se for mesmo pela performance.

    Já agora, talvez alguém me possa ajudar:
    Tenho um Macbook unibody 13′ (late 2008), meti-lhe 4GB de Ram DDR3 da Kingston e agora de vez em quando acontecem-me “freezes” totais. A imagem do monitor fica semelhante a esta: http://img27.imageshack.us/i/machang.jpg/, e não dá para fazer nada a não ser forçar o shutdown… Alguem sabe se há solução para isto? Devo enviar o portatil para a garantia? Ou será que isto já está corrigido no Snow Leopard?

    Desde já obrigado!

    1. Avatar de A friend
      A friend

      O ugrade vai aumentar o desempenho com ganhos muito significativos, já que a arquitectura de 64-bit está mais aplicada, uma vez que este updgrade serve apenas para Intel e todos eles (core2duo) são 64-bit, já se justifica aplicar nesta arquitectura. A Apple já o fazia desde o primeiro Leopard, mas na altura com o duplo binario (Intel e PowerPC) era uma missão complicada usar o 64-bit a 100%

      Quanto ao portatil experimenta fazer testes com as antigas memorias e certificar se está tudo OK. Aplicar também todos os Updates, assim como alguns “BIOS updates” que sairam para as placas nvidia para corrigir certos problemas… Caso o problema persistir, é sempre melhor enviar para a Garantia… Just in Case…

      Um problema semelhante já ocorreu no passado:
      http://arstechnica.com/apple/news/2008/10/apple-nvidia-chips-to-blame-for-macbook-pro-video-problems.ars

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      O problema no MacBook pro pode ser devido ás placas gráficas da Nvidia. Há alguma informação com problemas idênticos na Net.

      Pesquisa e deves encontrar algo.

    3. Avatar de Tiago Carvalho
      Tiago Carvalho

      Obrigado 🙂

      Vou continuar a pesquisar.

  5. Avatar de Miguel Machado

    Bom post. Vou esperar que saia a versão final que deverá chega ao nosso pais em Outubro.

  6. Avatar de Joel
    Joel

    A versão final deve ser the best!!!

    http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

  7. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    E qual será o preço para quem tem a versão anterior a esta última (não me recordo o nome). É para o PC de um familiar…
    Obrigado

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      vê no ebsite da apple diz tudo sobre os preços
      so estás a falar do Tiger tenho a impressão que são 90 dollars. mas ve no site que ficas a saber com exactidão.

  8. Avatar de Sc0rpius7
    Sc0rpius7

    Até esta semana conhecia muito pouco do sistema operativo da Apple.
    Depois de perder algumas horas de volta de um Macbook cheguei à conclusão que aquilo afinal até é bonito, está tudo muito bem conseguido, mas não me convence.

    Quis apenas deixar o meu testemunho depois de ter experimentado.

    Cumprimentos a todos!

    1. Avatar de Pacha
      Pacha

      Porque é que não te convenceu?

      1. Avatar de A friend
        A friend

        Há pessoal que tem certa dificuldade em se adaptar ao Leopard por habito ao Windows, 1 semana é pouco para testar o sistema… Mas claro tudo é uma questão de gostos 😉

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          sim eu que o diga que notei uma diferença consideravel mas depois de um mês om o Macbook pro… não quero outra coisa.

          pontos fracos: nao tem tantos jogos como o Windows

          pontos fortes: simples e limpo, mais rápido e intuitivo, mais agradável à vista e mais estável.

          isto na minha opinião

          1. Avatar de João Carvalho
            João Carvalho

            A mim tb me custou um bocado a interagir com o sistema de inicio (ainda hoje não o domino por completo) e já trabalhava com um ah algum tempo, pra perto de 1 anito talvez. E o problema é mesmo esse estamos tão enraizados com o Windows que apesar de sabermos como o fazer no mac, ainda temos tendência a pensar como se fazia no Windows.
            Mas é bom realçar que aquilo não é só por ser bonito e e cheio de efeitos, a maneira como trabalha é que faz do MacOS o MacOS, não a esteticista.

  9. Avatar de Miguel Machado

    Acho que algumas horas, não chegam para conhecer verdadeiramente um OS, mas cada um saberá o que pretende.

    Quanto ao preço, para quem comprou um mac depois da ultima Keynote, terá acesso ao snow leopard por cerca de 8€. Quem tem o Leopard, pagara cerca de 29€ por actualização, tendo o family pack um custo de 49€, para um total de 5 licenças…

  10. Avatar de Bónus

    Uma característica que faltou referir é que o Snow Leopard vai ocupar cerca de 3Gb em disco, em vez dos 9Gb do Leopard. Isto porque o Snow Leopard vai ser optimizado apenas para processadores Intel 64bits, ao contrário do Leopard que pode trabalhar em máquinas desde os antigos processadores G4 e G5 a 32bits, até aos Intel 64bits.

    Saiu ontem uma nova buid do Snow Leopard com mais novidades. Uma delas é que no exposé aparece uma linha a separar o ecrã em duas partes. A parte superior mostra as janelas abertas e a parte inferior mostra as janelas minimizadas.

    1. Avatar de Pedro Borges

      Isso já existia nas builds anteriores.

    2. Avatar de iStartAC
      iStartAC

      Acho que não é bem assim, apesar da optimização 64bits ele deve conseguir correr ainda nos primeiros Intels Core Duo (32 bits).
      Mas como dizes vai ser extremamente optimizado e ocupar muito menos espaço, nem que seja por abandonar o PPC e bibliotecas mais antigas.

  11. Avatar de Kalim3ru
    Kalim3ru

    Sou um utilizador de Windows há 15 anos…e utilizador MAC à cerca de um ano…

    Só há uma pergunta que me ponho todos os dias:

    Como foi possível eu não usar antes?!!?!?!

    A simplicidade e facilidade de funções que são nos dadas pelo S.O. são simplesmente fantásticas…e a nível de estabilidade nem vale a pena falar :D!

    1. Avatar de Bónus

      Fui utilizador windows durante 18 anos e também sou utilizador Mac há um ano.
      Só me arrependi de não ter mudado já há mais tempo!
      Já experimentaste o Automator?
      Se gostas de simplicidade e facilidade, é uma ferramenta fantástica!

    2. Avatar de A friend
      A friend

      Esta conversa parece aquelas reuniões todos sentados em circulo, dos “Windowolicos Anonimos” eheh 😀

      Ambos estão curados!!! 😀

      1. Avatar de Bónus

        Eehehhehe.
        Boa analogia. 😉

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          bem deixem-me juntar-me ao clube mas eu só uso mac há coisa de .. hmmm 9 meses… usei lixun durante uns 3 anos e Windows há coisa de 16 ou 17 anos…

          actualmente só uso o XP para jogar um jogo.. quando tenho tempo.. de resto é so Mac OS X

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            lixun = linux

    3. Avatar de A friend
      A friend

      Por incrivel que parece o primeiro computador que mexi na vida foi um Apple Macintosh, a preto e branco e tinha 5 anos… estava numa exposição qualquer e tive oportunidade de mexer e jogar. Mas foi oportunidade unica, depois a paixao por computadores começou e lá tive um IBM e lá começou a odisseia, MS-Dos…bem mais tarde Windows..etc..etc…

      Mas fui sempre perseguido pela maça que aparecia nos melhores filmes da altura, em especial um da Disney “Blank Check – Cheque em Branco(1994)” que o miudo usou um Mac para falar tudo o que escrevia e assim fazia-se passar por adulto (tecnologia bem revolucionaria da altura) entre muitos outros filmes, mas na altura pouco sabia das diferenças do Windows vs Mac, mas andava inspirado por esses mesmos filmes o que me fez aprender quase tudo sobre o Windows (e sim, mac na altura era uma miragem, windows era o modelo standard em todo o lado) e assim foi.. agora já são quase 20 anos de Windows, 8 de Mac e Linux sei que foi quando saiu o Matrix, na altura arranjaram-me o filme ainda por estrear cá (sim na altura não havia banda larga e para sacar filmes num modem 36k ou 56k era uma eternidade (e contas elevadas de net.. lol..) e quando me deram o filme deram-me uma copia do Linux (bem basico) para experimentar…e so me dizia.. isto vai ser revolucionario, eu fiquei ceptico…mas pelos vistos a profecia concretizou-se! lol…

      Enfim, moral da historia… quase 20 anos de Windows ( MS-Dos, Windows 2.0, Windows 3.11, 95…98..millenium…2000..xp… ) foram muitos anos a aturar cada maluquice do sistema, mas inegavelmente (também por culpa de ser standard) o Windows contribuiu para aprofundar os meus conhecimentos e dar mais valor ao Mac em especial sistemas UNIX… por isso vou ser diferente de voces.. Obrigado Windows 😀

    4. Avatar de jmtdstoc

      Junto-me também ao “clube” 🙂 .
      Sou utilizador Mac desde Junho de 2009 e estou completamente “rendido” ao Mac OS X. A intuitividade é avassaladora. Tudo é fácil de usar e automático. A minha maior admiração foi com o meu telemóvel/PDA Sony Ericsson P910i (de 2004) que nunca consegui usar devidamente nem em Linux nem em Windows (em Windows precisava do Outlook, que não tenho). Ao ligar este periférico ao Mac OS por Bluetooth foi de imediato reconhecido e fui alertado pelo Mac OS que se pretendesse sincronizar os Contactos e Agenda com o Address Book e o iCal teria de instalar uma aplicação no P910i. Acedi e partir desse momento passei a ter uma sincronização perfeita entre os dois 🙂 (coisa que nunca consegui antes)!!!!
      Estava à espera de gostar bastante de usar o Mac OS, mas na realidade estou a delirar!!!

      O iMovie é um excelente editor de vídeo, fácil de usar e repleto de funcionalidades.

      Uso Virtualbox, Google Earth, Skype e OpenOffice tal como em Windows ou Linux, só que agora com o aspecto Cocoa, nativo do Mac OS.

      Mas não é perfeito.
      Por exemplo a minha impressora HP ColorLaserJet 1600 simplesmente não funciona com Mac OS (tenho-a para venda se alguém precisar de uma laser a cores).
      Outro problema é que não consigo arranjar forma de reduzir o tamanho do tipo de letra da Barra de Sistema (a barra no topo do ecrã). Já me sugeriram o Tinkertool que muda o tamanho de tudo EXCEPTO da Barra de Sistema 🙂 .

  12. Avatar de NN
    NN

    Vocês podiam fazer um teste àquele Mac OS X Live DVD pirata, que existe. Era engraçado, lol.

  13. Avatar de konteudos.info
    konteudos.info

    @NN

    Falas do IPC Live isto ?

    http://konteudos.info/?p=359

    tambem ey tenho uma máquina com triple boot , vista ,Seven e OSX

    entro 98% em OSX ….

  14. Avatar de NN
    NN

    Olá Konteudos,

    Não sei se é isso, sinceramente. Dei com um OS X Live DVD há dias na net (blogs & fóruns estrangeiros), achei piada. Era engraçado ver uma análise, como deve ser, para ver se valia apena experimentar.

  15. Avatar de Diogo Fonseca
    Diogo Fonseca

    Boas, qual é o programa que usas para gravar o que passa no ecrã do teu MAC, é que eu tb tenho um e preciso para fazer uma apresentação de um software e preciso de gravar um video daquilo que estou a fazer, se me podesses ajudar agradecia

    Cumps

  16. Avatar de konteudos.info
    konteudos.info

    um programa para gravar em Mac o ecrã é o screenflow.

    O IPC Live DVD é um OSX alterado pelos Hackers para arrancar em Pcs em modo live , ou seja o sistema corre directamente do DVD , pode-se tambem instalar de raiz no disco.

    Tenho IPc instalado no meu portatil em dualboot com Seven .

  17. Avatar de Daniel Amaral

    Prezado Vítor M.,
    Aproveito a oportunidade, se é que me permite, para lhe fazer um pedido urgente de ajuda:
    Estou há uma semana sem acesso ao MacOS X Leopard do meu iMac Intel. Depois de instalar o Windows SP2 por Boot Camp, passei a não conseguir voltar para o ambiente do MacOS…
    Já usei todas as combinações de teclas possíveis. Depois de várias tentativas, acabei por apagar acidentalmente a partição Mac. Agora observo que não tenho os drivers para Mac instalados e não consigo instala-los – isso depois de fazer um update do Boot Camp para a v.2.1.

    Será que o Vítor podia me dar alguma luz. Como achas que sairei dessa sem ter que levar a máquina a autorizada Apple?

    Obrigado pela ajuda.

    Daniel

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Talvez a solução passe por iniciar o Mac com o DVD de instalação do Leopard, depois seguindo todos os passos, ir ao DiskUtil e verificar se a partição do Leopard está activa. Entretando continua-se a instalação e se estiver tudo ainda lá sem ter sido formatado, o proprio Leopard vai indicar a presença de uma instalação anterior para possivel recuperação.

      1. Avatar de Daniel Amaral

        Naõ consigo iniciar pelo CD. Parece que ao iniciar o Windows desabilita o teclado, pois a s teclas e todas as combinações que conheço, não funcionam.
        Com “option” pressionada, aparece um grande cadeado fechado, que não sei como abrir…

        Alguma sugestão?

        Obrigado.

  18. Avatar de Daniel Amaral

    PS: Quando inicio com option pressionada, aparece um grande cadeado fechado… Como posso ultrapassar isso?
    No Boot Camp, no ambiente Windows, a única opção de SO é Windows.

    Sempre usei Macintosh, mas me atrapalhei um pouco quando resolvi testar o Windows neste Mac.

    Coisa de principiante mesmo.

    Obrigado de novo por qualquer ajuda que possam me dar.

    Daniel

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Boas, Daniel

      O Windows num Mac tem de ser preparado antes da sua instalação senão acontece o que se passou. O Windows guarda informações de sistemas de PC não de Mac ou seja ele vai ignorar o sistema MacOSX. Também é melhor assim, instalas o Windows 7 e ficas com um sistema muito bom. Depois terás que recuperar o MacOSX desta maneira:

      O classico Windows XP:
      http://labnol.blogspot.com/2006/04/boot-camp-tutorial-install-windows-xp.html

      Windows Vista/7:
      http://tecnologia.uol.com.br/album/bootcamp_album.jhtm

      Terás que adaptar isso para a tua situação em especifico.

  19. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Finalmente os posts do pplware mas no mundo que interessa 🙂 o da maça eheheheh
    Parabéns está muito bom. Esperamos por mais 🙂

  20. Avatar de Pedro Borges

    Como todos sabem existem alguns trojan horses para mac. Principalmente em sites menos aconselháveis. O Snow Leopard possui uma tecnologia que foi descoberta por utilizadores experimentais que detecta essas extensões de malware dentro de .pkg e pergunta ao utilizador o que quer fazer. Mais informações http://gizmodo.com/5345382/snow-leopard-has-hidden-antivirus-talents

    @ offtopic
    Já agora o pplware podia fazer um concurso e oferecer o snow leopard ao pessoal. XD

  21. Avatar de José Carlos

    Boas ppl…

    Recentemente adquiri um equipamento Mac, mais propriamente um MacBook com sistema Leopard.
    A minha questão é a seguinte, visto ser um inexperiente em Mac: como proceder a actualização para o novo sistema Snow Leopard?
    Irei manter os dados que já tenho guardados ou haverá algum tipo de formatação?
    (desculpem a minha ignorancia, mas apenas comecei a mexer em Mac’s há 2 meses)
    Obrigado a todos e continuem com os bons foruns como este.

    1. Avatar de A Friend
      A Friend

      Existe ambas as formas durante a instalação…
      Manter os dados e fazer o upgrade ou instalar tudo de raiz..é uma questão de escolha.

      Ignorancia é quem não sabe e se orgulha de não perguntar … 😉

  22. Avatar de Loco

    Viva,

    Parabéns pelo vosso Site! Faz falta!

    Tenho um problema no SL! Tenho uma placa usb da TMN, consigo instalar, retiro o pin, tudo como no Leopard… Mas dá erro a tentar fazer a ligação.

    Em relação ao Snow Leopard, não é tão estável como o Leopard. Penso que precisa de alguma afinação.

    Cumprimentos,
    Loco@Apple

  23. Avatar de Manuel Carvalheira
    Manuel Carvalheira

    Viva
    O meu disco do iMac avariou pelo que tenho que o substituir. Possuo já o snow Leopard. A minha questão é: basta substituir o dosco por outro novo (por formatar claro) introduzir o snow Leopard e pressionar a tecla c para arrancar por DVD e o sistema será instalado, ou será necessário mais qq coisa para iniciar o Mac?
    Agradeço a ajuda.
    Cp

  24. Avatar de Antônio_PF_silveira
    Antônio_PF_silveira

    Eu vou matar o Windows xp eu não aguento mais dele. 😛 vou amar o S2macS2 o melhor!!!! Quando eu instalei o windows xp deu muito problema, depois aparece tela azul da morte ai q raiva grrrrrr!!! vou quebrar tudooo!!! rsrsrsrsrs

  25. Avatar de FXSpecials
    FXSpecials

    Se quiseres fazer update do Leopard para o Snow Leopard fica te em 29 € se quiseres comprar o Software sem teres um Mac fica te em 499€

  26. Avatar de Tomé Azevedo

    Gostei bastante do artigo, parabéns 😉
    Infelizmente ainda não tenho um MAC, mas é uma situação que espero resolver brevemente.

    PS: Só uma nota porque deve ter passado ao lado no meio de tanto bom texto: “Outras das implementações no Snow Leopard é o Quick Time X, muito esperado à algum tempo.”
    Escreve-se: “(…) há algum tempo.”

    Cumprimentos.

  27. Avatar de nobel silva
    nobel silva

    Boas amigos do pplware para mim o melhor SO alguma vez feito, ja agora son queria pedir ao pplware se podia escrever masi sobre aplicaçoes para mac ja que se fala muito pouco mas mais vale algo k nada.continuem assim e parabens, abraço

  28. Avatar de Ichigo
    Ichigo

    Ola pessoal boa tarde, tenho uma duvida.. Se eu comprar o SO do mac posso instalar normalmente no meu pc e correr sem problemas? tenho um asus com o windows vista home premium com 2 gb de ram e um dual core 1.86 ghz..

    1. Avatar de FXSpecials
      FXSpecials

      Não compres.. O SO da Apple só funciona nos Mac’s.. A única coisa que podes instalar nesses Pc’s é hacintosh 😉 É muito parecido a SO da Apple (Não sei se é estável, e seguro.. Procura cenas sobre isso.. e diz
      -me qq coisa 😉 Fica bem 😉

    2. Avatar de karlux
      karlux

      instala o windows 7 e vais ficar muito satisfeito com o teu portatil. quanto ao hackintosh e exactamente igual mas cozinhado para trabalhar em pc segundo o k ja me informei. quanto ao snow leopard, sakei uma copia da net e estou agora a instalar num apple core2duo para ver se funciona sem ter k pagar nada a ninguem. outra coisa sempre usei windows e estou agora a usar um ibook pela primeira vez para escrever isto. ainda nao me habituei nada, gosto muito de rato com duas teclas… nao consegui instalar o adobe flash player aqui neste ibook g4 os x 10.4.11. nem consigo chegar as op;oes do safari para activar cookies, metia um dvd dl aki para tentar copiar a imagem pirata do snow leopard e ele ejectava logo. etc etc tou-me a passar com o mac, nao sei trocar o idioma do teclado para portugues… enquanto no windows sei fazer tudo e mais alguma coisa. nem sei pa k tenho mac… o Windows 7 parece-me muito superior aos macs e tenho tudo e mais alguma coisa. quanto a autonomia dos apple, tenho um Dell e6400 que a bateria dura 5hr… o mac so tem vantagem das viroses e sinto-me mais seguro pa usar paypal etc etc

  29. Avatar de josé
    josé

    Boas.
    Comprei um macbook, mas vem o software MAC OS X …
    Gostava de instalar o SNOW LEOPARD.
    é possivel?
    Obrigado

  30. Avatar de Ari
    Ari

    Olá amigo!
    Tenho um g4 400mhz 1gb mem. está rodando atualmente o OS 10.4.11 e não roda videos de jeito nenhum, pois não consigo atualizar o flash devido ao processador, tem alguma forma de melhorar isto? Posso mudar o processador?