Audacious 1.5.1

27 Comentários

Quando existe uma migração de Windows para Linux, existem sempre algumas aplicações que nos custam deixar para trás. Felizmente o Linux, tem excelentes aplicações na área de reprodução áudio. Se não consegue deixar de pensar no seu fiel Winamp que anos a fio o acompanhou, existe uma solução.

image_audacious01

A solução para si é o Audacious um sucessor do clássico XMMS. Bem, contextualizando com um pouco de história foi em 1997 que uma empresa denominada NullSoft, lançou o leitor multimédia denominado Winamp, que se iria revelar num fenómeno de popularidade até aos dias de hoje.

image_audacious02

Num tempo em que a guerra de patentes de software não era um prato do dia, dois programadores adeptos das inovações do Winamp criaram o X11Amp reproduzindo quase na integra, o aspecto da aplicação da Nullsoft inclusive permitindo compatibilidade com skins da mesma.

O X11Amp foi revolucionário em Linux, afirmando-se o primeiro grande leitor MP3, quando o sistema operativo do pinguim estava apenas a dar os primeiros passos na componente de interface gráfica com o utilizador. Mais tarde a empresa 4 front Technologies, patrocinou o projecto que se passou a chamar a partir daí XMMS. O Audacious é actualmente o único sucessor de um legado de ouro começado pelo XMMS .

image_audacious03

Pode esperar do Audacious praticamente tudo o que está habituado no Winamp. Aliás, espere que este lhe abra tantos ou mais formatos que o próprio Winamp, bem como as suas streams favoritas de rádio ShoutCast. Destaco os formatos MP3, MP4, OGG, AAC ou WAV da lista imensa de formatos suportados pelos plugins incluídos no Audacious. Também ficará com a capacidade de reproduzir os seus CD’s áudio.

image_audacious04_small

Poderá também ter acesso a alguns plugins para adicionar efeitos interessantes às suas músicas, quer ao nível de plugins ou por intermédio do equalizador. Tem ainda à semelhança do Winamp, a opção de adicionar efeitos de visualização de modo completar de forma perfeita as suas melodias.

image_audacious05

Para instalar no ubuntu, não poderia ser mais fácil (mas mesmo assim eu vou ajudá-lo). Vá ao menu Sistema > Administração e seleccione o Gestor de pacotes Synaptic. Depois de lançar o mesmo procure por audacious. Depois de encontrado clicando sobre o mesmo seleccione “Marcar para instalação”.

image_audacious06_small

Antes de aplicar as alterações, certifique-se que os pacotes audacious-plugins e audacious-plugins-extras ficaram marcados, dado que são pacotes fundamentais que conferem ao audacious uma panóplia de suporte para reprodução de ficheiros áudio, efeitos de visualização, áudio, etc…

Se tem o mesmo historial que eu, certamente não lhe passa despercebido o quanto o Winamp foi importante para os leitores multimédia se tornarem naquilo que são hoje. Se é ainda fã de um leitor multimédia simplista como o Winamp clássico, o audacious será uma das primeiras aplicações a instalar depois de instalação da sua distribuição de linux favorita.

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Audacious 1.5.1 [1.8MB]
Download: Audacious 1.5.1 plugins [2.8MB]
Homepage: Audacious

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Ahah! Finalmente!

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de Morbus

      Quero dizer, finalmente que te encontrei!

        1. Avatar de Pedro R.
          Pedro R.

          gosto mesmo do deu blog. É mesmo fixe.
          já o tenho como favoritos só que não comento 😛

  2. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Já não vinha ao linux recentemente.

    Depois vi que saiu o linux 9 e fui fazer update e digo está simplesmente melhor que o anterior.

    Agora com esta noca aplicação é que vai ser a bombar.

      1. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        escrevo pouco e percebe-se tanto melhor. mas para os que implicam é o Ubuntu 9.04

  3. Avatar de João
    João

    Este é o meu music-player de eleição no Linux. Bastante semelhante ao Winamp, abre todos os formatos de música. Para quem gosta de um programa simples e que faz o essencial, esta é uma boa escolha. Um grande sucessor do XMMS.

    5 estrelas.

  4. Avatar de Carlos P.
    Carlos P.

    Eu continuo a usar o winamp no meu jaunty e dá-se às mil maravilhas, wineasily speaking… 😉

  5. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    Por acaso acabei de instalar, veio mesmo a propósito…
    Deixo apenas uma pergunta… Porque não funciona o “Wobbly window” do compiz no Audacious?

  6. Avatar de kekes

    Por acaso ja usei essa aplicaçao a alguns tempos no pc, e é bastante boa uma das que mais gostei para linux, principalmente pelo aspecto… Simples.

    _____________________
    http://www.kunamiquefala.com

  7. Avatar de Erik
    Erik

    Eu nao uso mais linux mas quando usava gostava demais do Amarok acho fenomenal!

    1. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      @Erik, amigo pura curiosidade, o que te levou a abandona-lo ?

      1. Avatar de erik
        erik

        Primeiro falta de tempo para estudar linux… segundo trabalho com ferramenta windows visual studio.net então… mas aprecio linux e voltando ao topico amarok e o melhor player pra ele. []

  8. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    vou TENTAR instalar no ubuntu 9.04, aontece que ainda não estou familiarizado com o tal, mas gosto bastante…

    OFF TOPIC : quando sai o resultado do giveaway motorola W220 ?
    ja sabem qual correio expresso vão usar para chegar aqui na Bahia ?

  9. Avatar de antxnix
    antxnix

    no ambiente grafico, ainda prefiro o xmms ou amarok e no shell uso o mp3blaster

  10. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    mas afinal como é que isto de instala. eu já tentei algumas coisa mas não consegui. de poderem ajudar agradecia!

  11. Avatar de pph
    pph

    So para osx é que nao aparece um clone de winamp..tristeza.

  12. Avatar de Shogun
    Shogun

    Excelente, foi a primeira coisa que procurei quando instalei recentemente o ubuntu 9.04 , nenhum dos players para linux me servia, demasiado complexos, ocupam demasiado espaco no ecra, lembrava-me de em tempos ter tido o xmms mas como sabia que tinha sido descontinuado procurei por alternativas ate que alg (forum pplware) me sugeriu este e digo-vos muito bom msm.

  13. Avatar de amadorjp

    Como grande viciado em música, procurei logo vários leitores para me servir. Entre eles, Rytthbox, Listen, Audacious, Xmms2, Amarok e fiquei com o Audacious por ser simples, prático e ler tudo. Só tenho pena que o KMPlayer só funcione em Wine… pois é o meu leitor preferido, mas em Wine não me lê o disco de musica…

  14. Avatar de Guilherme Mac

    Sempre usei o Audacious… até semana passada quando encontrei um player melhor ainda, o Exaile =D

  15. Avatar de Tijó
    Tijó

    É o que utilizo desde que começei a utilizar Linux,muito prático,sempre visivel no ambiente de trabalho,já que não ocupa nada no écrã.
    Também experimentei entre outros o Xfmedia(ver Synaptic)que é parecido mas acabei sempre por ficar com o Audacious.
    Só tem uma coisa contra,no meu sistema põe o processador à volta de 10-15%,o que acho um bocado exagerado.

    Cumps,
    Tijó

  16. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Winamp?

    Eu quero é o Foobar para Linux!! 😀

  17. Avatar de Carlos P.
    Carlos P.

    Com a nova actualização do wine muitas incompatibilidades conhecidas foram ultrapassadas e melhoradas. Eu uso o Winamp no Ubuntu sem nenhum problema. E lê tudo o que aparece.

    Mas tanto o Audacity como o Amarok são boas escolhas… Agora foobar para linux isso sim! Sem anti-virus a “comer” recursos o foobar seria uma peça excelente.

  18. Avatar de H
    H

    Bons dias

    De momento não uso linux mas a melhor surpresa que encontrei quando, pela primeira vez, me embrenhei nesse mundo foi exactamente o amarok. E desde então só tem melhorado. Só tenho pena de não o conseguir usar em mac ou em windows (sim sei que supostamente já dá mas ainda não é tão directo quanto isso). Espero que consigam levar a implementação em windows a bom porto o quanto antes. Amarok2 tá muito bom 🙂

  19. Avatar de João
    João

    O Amarok e o Audacious são players de música, mas de categorias diferentes. O Rythmbox, Banshee, Listen, Amarok, etc…organizam colecções, permitem ouvir podcasts, fazer ligações ao IPOD e outras tantas coisas.

    O Audacious, XMMS, BeepMediaPlayer são leitores simples, para quem gosta apenas de ouvir a sua música e ter um programa eficaz sem grandes complicações ou “bloated stuff”.

    Para instalar basta procurar no Synaptic por “audacious”. Ou então abrem o terminal e digitam:

    sudo apt-get install audacious audacious-plugins

  20. Avatar de mankind
    mankind

    Prefiro o MPD (Music Player Daemon) 🙂