Montar um Servidor SSH em Ubuntu

15 Comentários

O SSH (Secure Shell) também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Normalmente quando instalo um Linux, o SSH é aquela ferramenta que tem de estar indiscutivelmente disponível na máquina para que eu possa aceder à mesma de qualquer lado.



O cliente SSH pode ser executado a partir de uma máquina com o SO Linux ou Windows. O SSH é bastante utilizado por administradores de rede pois além de ser bastante simples de usar é também bastante seguro usando mecanismos de criptografia e autenticação em ambas as partes (cliente e servidor).

Neste pequeno artigo pretende-se ensinar a montar um servidor SSH num Ubuntu, usando como cliente os famosos programas putty ou SSH secure Shell. Vão ver como é realmente simples:

Instalação servidor e cliente

# sudo apt-get install openssh-server openssh-client

Testar o serviço
# ssh 127.0.0.1

sshot-1

Iniciar ou Parar o serviço

# sudo /etc/init.d/ssh start
# sudo /etc/init.d/ssh stop

Reiniciar serviço

# sudo /etc/init.d/ssh restart

Configurações (Para quem pretenda efecutar alterações no serviço pode recorrer ao ficheiro sshd_config )

$ sudo su -
 # vi /etc/ssh/sshd_config

Aceder ao Linux via Windows
Para quem pretender aceder à shell do Linux através do Windows, existem muitas aplicações para o efeito. As mais conhecidas são o Putty e o SSH Secure Shell. O utilizador só terá de indicar qual o endereço IP do servidor e definir como porto o 22.

PUTTY

SSH Secure Shell

ssh_ss

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Só um reparo

    Para obter uma consola em root é mais correcto usar

    $ sudo -s

    que permite “obter” a shell definida para o root

    cumps

  2. Avatar de Miguel Santos
    Miguel Santos

    Tenho uma dúvida, por motivos de segurança dá pra fazer com que o serviço esteja desligado no arranque e é só ligado quando o utilizador quer?

  3. Avatar de Rui
    Rui

    claro!
    vê os comandos…

  4. Avatar de Joao Campos

    E montar um servidor SSH em windows? Dava-me jeito para os backups via BackupPC.

  5. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @ Joao Campos

    OpenSSH – http://www.openssh.com/

  6. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @ Joao Campos

    Desculpa, enganei-me no link….

    Se instalares o openSSH directamente, tens de ter o cygwin já instalado. O Cygwin é um port do ambiente Linux para Windows

    No entanto, não precisas de instalar o Cygwin se instalares o OpenSSH for Windows que podes encontrar em http://sshwindows.sourceforge.net/ . O instalador instala os packages do Cygwin necessários.

    cumps

    1. Avatar de lmx
      lmx

      eu tenho openssh e não tenho cigwyn…linux rolls…

      cmps

  7. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Bem, excelente, acho que isto é mt bom, não sei se sabem o que sao BNC’s ou Bouncers para o irc, alguem sabe instalar?

  8. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    tenho o alinex e o ubuntu instalados num pc virtual. Ando a ver se me habituo, e eventualmente ficar difinitivamente. Agora pergunto: como é que se põe no lixo esse SSH? É que não quero nem preciso de nada disso. Já agora: como é que se vai à linha de comandos?

  9. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    Para o “Nelson N”:

    Para desinstalares o openssh fazes numa linha de comandos (atenção, o sinal de dólar já está na linha de comandos):

    $sudo apt-get remove openssh-server openssh-client

    Para acederes à linha de comandos vais ao menu no canto superior esquerdo: “Applications/Accessories/Terminal”. A janela que se abre é uma linha de comandos.

  10. Avatar de Thay
    Thay

    Estou acessando o Linux via VM, preciso instalar o ssh, porem ao executar o comando sudo apt-get install openssh-server openssh-client, me retorna para configurar dpkg, executei o comando:sudo dpkg- reconfigure e pede para eu especificar um pacote para reconfigurar.
    Que pagocte é esse? Como faço isso?

    Att.

    Thay

  11. Avatar de Thiago

    como acessar SSH via Navegador??

  12. Avatar de Marcelino XAvier Santos

    Cara… Num tem como visualizar pelo navegador naum.. pelo menos eu achow!
    Belo Post…
    maneiro Msm!!

  13. Avatar de Thiago

    ehh acho que agora descobri, tem como acessar SSH via navegador com o Webmin, só instalar o webmin no servidor e acessar, a porta padral eh 10mil